Coccidiose Em Gatinhos

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatinhos com desenvolvimento do sistema imunológico são vulneráveis ​​à coccidiose.

A coccidiose é um protozoário intestinal que pode afetar gatinhos, mas felizmente os gatinhos podem ser tratados com pronto diagnóstico e medicação. Se o seu gatinho foi diagnosticado com uma infecção coccidiose, uma recuperação completa e completa é possível com o tratamento veterinário, no cuidado domiciliar e muita CPT.

Infecção

Gatinhos geralmente são infectados com coccidiose pela ingestão de quantidades mínimas da mãe. fezes, que às vezes podem ocorrer durante a amamentação. Os gatos mamães podem ser infectados com coccidiose por comer um rato já infectado com os protozoários, ou através da exposição à coccidiose no ambiente. Gatos adultos geralmente não desenvolvem sintomas de infecção por coccidiose e, muitas vezes, eliminam os protozoários por conta própria. No entanto, gatinhos com sistemas imunológicos em desenvolvimento podem ser afetados mais gravemente pela coccidiose.

Sintomas

Os sintomas da coccidiose aparecem quase duas semanas após a infecção inicial. Em gatinhos, a infecção por coccidiose pode causar diarreia aquosa e sanguinolenta, vômitos, dor e desidratação, seguida de rápida perda de peso. Se não for tratada, a coccidiose em gatinhos sintomáticos pode levar à morte. Como os gatinhos podem ser rapidamente afetados por diarréia e vômitos, é muito importante que a sua bolinha de pele seja examinada por um veterinário imediatamente se ocorrerem sintomas de diarréia e vômito.

Tratamento

A coccidiose é diagnosticada através de um exame do gatinho. material fecal. O tratamento para gatinhos afetados por coccidiose inclui cuidados de suporte (por exemplo, terapias fluidas para combater a desidratação causada por vômitos e diarréia) e tratamento com antibióticos. "O Manual Veterinário da Merck" sugere um tratamento com antibióticos sulfonamidas por um período de seis dias, mas dependendo da infecção, seu veterinário pode recomendar um tratamento antibiótico de uma a duas semanas. Para reduzir a infecção cruzada com coccidiose, seu veterinário também pode aconselhar o tratamento da mãe e de qualquer ninhada para coccidiose também, mesmo que não tenham desenvolvido nenhum sintoma

Cuidados e Precauções

Porque os gatinhos podem ser afetados tão gravemente pela coccidiose infecções, eles precisam de muito TLC extra e supervisão durante o período de tratamento. Preste atenção aos filhotes para quaisquer sinais de perda de peso adicional ou falha de comer, e entre em contato com um veterinário imediatamente se algum dos gatinhos parecer letárgico ou deprimido. Para evitar a re-infecção, também é importante manter o gatinho, a mãe e os irmãos mais limpos o mais limpo possível. Altere a roupa de estimação pelo menos algumas vezes por dia e limpe regularmente a comida e a água.