
Manter altos padrões éticos é primordial no mundo da contabilidade.
Não há espaço para erros, desleixo ou conduta questionável quando se trata de administrar o dinheiro de outras pessoas. Como uma conta, é fundamental manter-se num alto padrão ético, para que seu trabalho seja irrepreensível. Você pode escolher entre vários códigos de conduta ética criados para o setor de contabilidade.
Honestidade
Integridade é uma palavra comumente usada na linguagem contábil. Contadores devem ser honestos com seus clientes e não dar falsas esperanças ou deturpar suas próprias credenciais. Os contabilistas devem relatar honestamente os dados financeiros no local apropriado e no momento apropriado. Erros podem acontecer a qualquer um, mas espera-se que os contadores ajam com integridade, possuam seus erros e façam tudo para remediar os erros. Finalmente, muitos líderes empresariais confiam na integridade de seus contadores quando precisam tomar decisões que não têm respostas claras.
Objetividade
Os contadores nunca devem assumir um trabalho que tenha a aparência de conflito de interesse. Eles devem permanecer objetivos ao lidar com as finanças de outras pessoas e não deixam espaço para questionamentos. Contabilistas não são permitidos, por seu próprio conjunto de regras, a deixar que alguém influencie suas descobertas. Ao mesmo tempo, eles não devem permitir que vieses ou crenças pessoais atrapalhem a execução correta de suas obrigações.
Confidencialidade
Os contadores fazem um juramento que é mais coberto pelo código de ética do que qualquer outro acordo juridicamente vinculativo. Esse juramento permite que as empresas confiem aos contadores os detalhes mais minuciosos sobre suas finanças, não deixando nada de fora por medo de fofocas ou de profissionais financeiros de boca solta. Os contadores não podem usar eticamente qualquer informação que aprendam com os clientes para seu ganho pessoal. Além disso, essa regra de confidencialidade se estende perpetuamente, muito depois de o contador ter cortado os vínculos com o cliente.
Profissional
Contabilistas são obrigados a agir profissionalmente em todos os momentos. Eles não deveriam estar envolvidos em nenhuma atividade, seja no trabalho ou em suas próprias vidas pessoais, o que poderia envergonhar a profissão. Eles devem ser corteses em todos os momentos e levar em consideração as necessidades e práticas de negócios de seus clientes. Outro aspecto do profissionalismo envolve a manutenção de credenciais e educação continuada. Os contadores profissionais devem acompanhar as mudanças no campo e manter os requisitos de licença para suas certificações.




