O Que Dizer Quando Um Colega De Trabalho Perde Um Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Evite fazer perguntas muito pessoais sobre finanças após a demissão.

A sensação de afundamento que ocorre quando um colega de trabalho perde um emprego pode se transformar em pânico rapidamente se você não estiver preparado para as conseqüências feias. Ao implementar certas técnicas, você pode evitar que uma situação difícil se torne difícil. Não finja que isso não aconteceu e não diga que você ajudará se não tiver a intenção de fazê-lo. Em vez disso, ouça bem, seja diplomático e deixe seu ex-colega de trabalho assumir a liderança.

Menos conversando, mais ouvindo

A Forbes observa que a melhor coisa que você pode fazer para um ex-colega de trabalho recém-desempregado é ouvir, em vez de falar. Embora o humor possa parecer uma maneira fácil de aliviar um humor sombrio, piadas sem gosto sobre empregos mal remunerados ou liquidação na rua provavelmente chegam perto de casa. Em vez disso, reconheça a situação declarando sua dificuldade e deixando que seu colega de trabalho saiba que você está lá, se precisar de um ouvido amigável.

Oferecendo para ajudar

Embora o lado melhor da sua natureza humana possa instintivamente querer ajudar, não o ofereça a menos que você tenha toda a intenção de ver a sua oferta. Promessas vazias de assistência não são apenas palavras; Eles são uma linha de vida cruel e falsa para os desesperados. No entanto, se o seu irmão é realmente o gerente de contratação da incrível nova empresa no quarteirão e você sabe que eles estão procurando apenas o conjunto de habilidades do seu amigo, ofereça uma introdução. Alternativamente, se uma conexão não for uma possibilidade, passe algum tempo trabalhando no currículo de seu colega de trabalho ou se ofereça como referência.

Conversa honesta

Maren Showkeir, autor de "Conversas Autênticas", recomenda um diálogo simples e honesto contra comentários "irreverentes", segundo a Forbes. Em vez de invejar abertamente a agenda recém-livre de seu ex-colega, pergunte como você pode ajudar. Evite oferecer críticas construtivas sobre o desempenho no local de trabalho ou fazer declarações aparentemente ponderadas sobre olhar para o lado positivo. Pratique empatia, preste atenção e permaneça reservado de maneira. Se você pretende manter contato com seu colega de trabalho, diga-lhe isso - então faça. E se o seu colega for digno, apresentá-la aos seus amigos e colegas de outras empresas, porque a rede freqüentemente termina em uma busca de emprego bem-sucedida.

O Colega Incompetente

Infelizmente, algumas pessoas que perderam seus empregos perderam-nas porque mereciam. Quando isso ocorre - e seu ex-colega de trabalho lhe pede uma recomendação, mas você não quer dar um passo com cuidado, e lembre-se de que sua reputação está em jogo. Fale francamente, mas com tato, com o seu ex-colega de trabalho sobre seus pontos fortes e fracos, recomenda o Chicago Tribune. Se você acha que o novo emprego que seu ex-colega de trabalho procura não é um bom ajuste, diga-lhe por que - e ofereça uma sugestão mais adequada. Perder um colega de trabalho é difícil, mas perder sua reputação fazendo afirmações falsas sobre um candidato a emprego inadequado é muito pior.