Cães Maiores Envelhecem Mais Rápido Que Cachorros Pequenos?

Autor: | Ultima Atualização:

Embora ambos possam ser 9 anos de idade, em anos humanos seu Chihuahua pode ser 20 anos "mais jovem" do que seu dinamarquês.

Ao contrário da crença popular, não há um cálculo único para todos quando se trata de descobrir a idade do seu cão em anos humanos. O mito de que os cães envelhecem sete anos para cada ano humano é impreciso porque os cães envelhecem em ritmos diferentes dependendo de quão grandes ou pequenos eles são.

Tamanho é Significativo

Se você viveu com uma variedade de cães de tamanhos diferentes, você já deve ter percebido que os menores vivem mais que os maiores. A diferença no processo de envelhecimento de cães pequenos versus cães grandes também é desequilibrada ao longo de suas vidas. Cães menores tendem a amadurecer mais rapidamente do que os seus homólogos maiores, mas depois dos primeiros anos as coisas ficam fora por algum tempo até que os grandes cães assumem a liderança no envelhecimento aos cinco anos. Em seu livro 2007 "Cuidando do seu Cão Envelhecido", Janice Borzendowski divide o tamanho dos cachorros em pequeno, médio, grande e gigante para criar um gráfico que mostre aos leitores quantos anos seus cães têm em humanos. A mesa de Borzendowski começa aos cinco anos, altura em que cães pequenos (20 e mais leves, como Chihuahuas e Yorkies) são 36, cães médios (21 a 50 libras, cocker spaniels, por exemplo) são 37, cães grandes (51 a 90 libras, como pastores alemães e labradores) são 40 e cães gigantes (91 libras e maiores como grandes dinamarqueses e mastins) são considerados como 42 anos humanos. A partir daí, cada tamanho envelhece nas seguintes taxas: cães pequenos envelhecem 4 anos para cada ano, cães médios e grandes envelhecem 5 anos a cada um ano e cães gigantes envelhecem sete anos a cada um ano.

Cães menores vivem mais, também

Taxas de envelhecimento mais lentas para cães pequenos significam que sua longevidade é melhor do que para cães maiores. Em média, a expectativa de vida para cães pequenos é de 14 a 16 anos, em comparação com 10 a 14 anos para cães de tamanho médio e 10 anos para cães de grande porte. Cães gigantes obtêm a ponta curta do longevity stick, raramente vivendo mais que 9 anos.

Genética da Longevidade

De acordo com o livro "Cães All-in-One para Dummies" publicado no 2010, a raça não desempenha um papel tão importante no processo de envelhecimento quanto o tamanho, embora observe que há exceções a essa regra geral porque certas raças são inclinado a viver vidas mais longas ou mais curtas do que você esperaria. Exemplos incluem pugilistas, que tendem a ter a menor expectativa de vida de cães de grande porte em 8 a 9 anos; Spaniels que, apesar de serem cães de tamanho médio, têm uma expectativa de vida que geralmente atinge o extremo do 10 ao ano 14 para seu tamanho; e buldogues ingleses, que você pensaria que viveriam até a idade madura dos anos 14, estando no extremo menor da escala de tamanho médio, mas que tipicamente vivem apenas até o ano 10.

Mais etapas de vida

Costumava haver apenas três fases da vida de um cão, tanto quanto os veterinários: cachorro, adulto e sênior. Se Fido é um cão de tamanho médio, ele pode obter seu cartão de cidadão sênior quando ele atinge a idade de oito anos, o que significa que ele é velho o suficiente para comer alimentos de fórmula sênior e começar a receber cuidados de idosos de seu veterinário. Mas com os avanços na saúde dos animais de estimação, assim como os humanos, os cães estão vivendo mais vidas. Isso fez com que a comunidade veterinária acrescentasse a geriatria como um quarto estágio da vida a seus programas de bem-estar. Isso distorceu um pouco os números, fazendo com que os Fido de tamanho médio e os cães pequenos fossem considerados idosos aos sete anos de idade e atingissem o status geriátrico quando atingissem a idade de 13. Quanto aos cães de grande porte, eles são considerados idosos em 6 anos, enquanto os cães gigantes são idosos em 5 e ambos são geriátricos em 10.