
Observações raciais no local de trabalho podem criar um ambiente desconfortável.
É provável que você ou alguém que você conheça tenha trabalhado para um empregador que permita que o mau comportamento seja desmarcado. Isso pode variar de gestores que são excessivamente críticos para aqueles que são simplesmente fanáticos. Se um empregador fizer observações raciais negativas, adote uma abordagem proativa para melhorar as condições de trabalho, resolvendo o problema de maneira amigável. Se as observações raciais do seu gerente levarem à discriminação, você pode ter o direito de registrar uma queixa federal.
Gerenciamento de contatos
É importante levar o comportamento inadequado, incluindo observações raciais, à atenção da alta administração. Entre em contato com a alta gerência para relatar um supervisor que tenha feito observações raciais inadequadas, como ataques pessoais, declarações intolerantes ou até mesmo piadas sem gosto. Normalmente, o problema pode ser resolvido internamente. A alta gerência provavelmente agirá em seu nome, inclusive conversando com o supervisor ofensor, redigindo um relatório ou levando a questão para os recursos humanos.
Contato Recursos Humanos
Se o problema persistir apesar do envolvimento da alta administração, você deve entrar em contato com os recursos humanos. A maioria das empresas terá um departamento de RH designado, onde as queixas de pessoal são tomadas e tratadas confidencialmente. Um representante de RH investigará o assunto entrevistando testemunhas das observações raciais ou recebendo declarações de outros funcionários. Uma resolução pode variar de mediação a repreensão formal e até a rescisão da parte infratora, dependendo das conclusões do departamento.
Discriminação no local de trabalho
Determine se as observações raciais contribuem para alguma forma de discriminação que viole as leis federais. Comentários raciais negativos podem ser parte de um padrão maior em que um empregador ou gerente trata injustamente um certo grupo de funcionários. O governo dos Estados Unidos protege os funcionários contra tratamento injusto, incluindo discriminação, por meio de suas Leis de Oportunidades Iguais de Emprego, em nome da Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego (EEOC) dos EUA. De acordo com essas disposições, todos os funcionários têm direito a tratamento igual e justo no local de trabalho, independentemente de raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, deficiência, informação genética ou idade. O assédio, incluindo observações raciais negativas ou insensíveis, também é protegido sob estas disposições. A EEOC fornece informações e assistência a indivíduos afetados pela discriminação no local de trabalho.
Apresentar uma queixa ao EEOC
Caso os comentários raciais do seu gerente contribuam para a discriminação no local de trabalho, você pode registrar uma queixa formal na Comissão de Oportunidades Iguais de Trabalho dos EUA. Depois de registrar uma acusação contra seu empregador, pode ser solicitado que você primeiro seja submetido a mediação para tentar resolver o problema. Se a mediação não fornecer resolução, uma investigação pode ser solicitada.




