Qual Dívida Deve Ser Paga Primeiro?

Autor: | Ultima Atualização:

A taxa de juros é mais importante do que o saldo da dívida.

Quando você se depara com uma pilha de dívidas, é difícil saber por onde começar. Os planejadores financeiros geralmente concordam que a estratégia mais eficiente e menos dispendiosa é começar com a dívida com o maior interesse. Consiga que um valha a pena primeiro, depois passe para aquele com a próxima taxa mais alta, depois a seguinte e a próxima, até que você tenha eliminado toda a pilha.

Os custos da dívida

A dívida é cara. Quando você empresta dinheiro, você geralmente tem que pagar o interesse do credor pelo privilégio de usar esse dinheiro. Quanto maior a taxa de juros, mais caro se torna esse privilégio. Digamos que você tenha $ 10,000 em dívida de empréstimo estudantil a uma taxa de juros anual de 2.5 por cento. Essa dívida custaria US $ 250 por ano. Se você tivesse $ 2,000 de dívida de cartão de crédito com juros percentuais 15, essa dívida custaria $ 300 por ano. Na superfície, o empréstimo estudantil parece uma dívida muito maior, mas a dívida do cartão de crédito é muito mais cara - seis vezes mais cara em uma base dólar-por-dólar.

Encomendando suas dívidas

Pegue suas dívidas e coloque-as em ordem, daquelas com as maiores taxas de juros para aquelas com as mais baixas. Para evitar penalidades por atraso ou falta de pagamento - e as manchas que eles colocam em seu registro de crédito - você terá que manter-se atualizado sobre todos os seus débitos. Faça o pagamento mínimo exigido em todos eles, exceto aquele com o maior interesse. Todo o dinheiro "extra" que você tem disponível para o pagamento da dívida deve então eliminar a dívida de maior valor. Uma vez pago, passe para a dívida com a próxima maior taxa de juros e repita o processo.

Ficar motivado

Se a dívida com a maior taxa de juros for uma quantia particularmente grande, pode demorar um pouco para que ela seja paga. Para algumas pessoas, isso pode criar problemas com a motivação. Mesmo que o saldo da conta esteja diminuindo, eles podem sentir que não estão chegando a lugar nenhum, porque ainda têm o mesmo número de contas. Se você se esforça para ficar motivado, pode modificar o esquema de reembolso começando com um dívida relativamente pequena, ou alternando entre focar dívidas com altas taxas e aquelas com saldos menores. Isso acabará custando mais do que se você mantivesse a rígida ordem de pagamento da taxa de juros, mas se isso o mantivesse no caminho de ficar livre de dívidas, seria muito melhor do que desistir de desistir.

Necessidades Primeiro

Como mencionado, só porque você está dedicando suas energias a pagar suas dívidas com taxas mais altas, isso não significa que você pode deixar que outras contas não sejam pagas. Você precisa de um teto sobre sua cabeça, calor e eletricidade. Se você precisa de seu carro para o trabalho, você deve continuar fazendo pagamentos em seu auto empréstimo e seguro de carro. Para encontrar mais dinheiro para pagar suas dívidas, olhe para o seu estilo de vida para que as áreas sejam reduzidas. (Todo mundo precisa de comida, mas ninguém precisa comer fora. A TV a cabo não é uma necessidade. E assim por diante.) Anote cada centavo gasto; Steve Rhode, da Myvesta Foundation, diz à Discover Financial que isso pode ajudá-lo a reduzir seus gastos em 10 por cento para 20 por cento, apenas identificando despesas desnecessárias.