O Que É Tóxico Para Periquitos?

Autor: | Ultima Atualização:

Mantenha o seu periquito cantando alegremente, sabendo o que pode ser tóxico para ele.

Mesmo os utensílios domésticos mais inocentes podem deixar seu periquito doente. As plantas mais bonitas e o perfume mais doce podem dar-lhe dores de barriga, diarreia e, em alguns casos, até causar a morte. Alguns alimentos, plantas, metais, produtos químicos e fumos são altamente tóxicos. Às vezes, apenas roçar um item pode causar uma reação. Verifique sua casa para alimentos, plantas e itens que podem prejudicar o seu pequeno, e antes de trazer algo novo, verifique se ele é seguro para ele.

alimentos

Alguns alimentos são muito tóxicos para os periquitos, incluindo abacates, cogumelos, chocolate, folhas de tomate e caules, feijão cru, amendoim cru, caril, sálvia, casca de noz, amêndoas, mandioca e caroços e sementes de muitas frutas, incluindo maçãs e nectarinas. A fruta é boa para comer; Basta cortar a fruta que está ao lado do poço. Alguns dizem que pêssegos e ameixas podem ser tóxicos, enquanto outros dizem que são seguros. Outros alimentos são bons em pequenas quantidades, mas podem causar problemas em quantidades maiores, como espinafre, acelga ou beterraba, cebola e alho. Evite dar ao seu periquito alimentos salgados ou açucarados, comidas inúteis, refrigerantes, bebidas com cafeína e álcool.

Plantas

Numerosas plantas são tóxicas para os periquitos, ou podem ser tóxicas se as mastigarem em grandes quantidades. De acordo com Budgieplace.com, estes incluem amaryllis, azaléia, beladona, ave do paraíso, beladona, samambaia, buttercup, cacau, caladium, lírio de calla, mamona, clematis, coentro, narciso, delphinium, dieffenbachia, orelhas de elefante, berinjela, euonymus, feijão fava, figos, dedaleira, andromeda, louro de montanha, rododendron, cicuta, cânhamo, azevinho, jacinto, hortênsia, íris, hera, impatiens, jasmim, jasmim, cereja de Jerusalém, junquilho, muitos tipos de gramíneas, lírio-do-vale, larkspur, gafanhoto, maconha, milkweed, visco, ipoméia, narciso, urtiga, pretinha, carvalho, oleandro, peônia, pervinca, hera venenosa / carvalho / sumagre, poinsétia, papoula, prímula, feijão escarlate, grama de sorgo, ervilha, taro, tabaco, tomate, videira de trombeta, tulipa, creeper de Virgínia, glicínia, teixo, planta de zebra, bolotas, azevinho, madressilva, samambaias de espargos, Kalanchoe, calêndula, begônia, carvalho, buxo , nectarina (sementes e madeira), oleandro, cacto, seringueira, shefflera, shamrock, lírio da Páscoa. Os caroços, sementes, folhas, raízes e casca de maçã, damasco e cerejeiras e sabugueiro, e também as folhas e caules da maioria dos grãos são tóxicos, como são os brotos, bagas, folhas e tubérculos verdes de batatas.

produtos quimicos

Suponha que todos os produtos de limpeza e produtos químicos são tóxicos e devem ser mantidos longe do seu periquito. Ao usá-los, mova-o para outra sala e feche a porta. Evite usar aerossóis, incluindo fragrâncias e desodorantes, em torno do passarinho, pois seu delicado sistema respiratório é sensível até mesmo a pequenas quantidades de gotículas no ar. Se você gosta do ambiente de velas, plug-ins e potpourri, mova sua gaiola para longe da área onde você está usando-os. Algumas tintas e colas são tóxicas - talvez a maioria -, portanto, suponha que elas sejam a menos que você saiba o contrário. NOTA: O revestimento antiaderente em muitas panelas é altamente tóxico para as aves, especialmente um pequeno pássaro como o seu periquito. Uma panela fumegante exala uma grande quantidade de fumaça tóxica, mas mesmo cozinhar em condições normais com panelas é perigoso para ele. A sociedade se deu bem sem eles por gerações, e você também pode.

Metais

A pele sensível do passarinho pode reagir negativamente a metais pesados, como chumbo, zinco, cobre e latão. Não é um problema se ele é uma pessoa caseira e não sai de sua jaula. Se ele gosta de sair e perambular, no entanto, substitua quaisquer itens feitos desses metais por metais seguros, como aço inoxidável, ferro e estanho não galvanizado.

Madeira insegura para poleiros

Se você gosta de trazer ramos naturais para o seu periquito para usar como poleiros, evite galhos de árvores de damasco, medronho, cinza, pêssego, ameixa e cedro vermelho. Árvores que são questionáveis ​​- alguns dizem que são tóxicas, outras dizem que são seguras - incluem maçã, pêssego, ameixa, cereja e cinza de montanha. Pergunte ao seu veterinário sobre isso ou evite que ele esteja seguro. É recomendado que você desinfete madeiras seguras limpando-as com uma solução de água destilada de três quartos de xícara de água sanitária por um galão de água, depois asse no forno a uma temperatura de 200 até que estejam secas.