Os Cinco Principais Alimentos Para A Função Cerebral

Autor: | Ultima Atualização:

Salmão e outros peixes gordurosos são bons alimentos para um cérebro saudável.

Seu cérebro, assim como o resto do seu corpo, depende de um suprimento equilibrado de nutrientes para funcionar com a máxima eficiência. Dieta tem um enorme impacto no seu humor e habilidades cognitivas, relata "Psychology Today". Para um funcionamento saudável do cérebro, escolha alimentos que melhorem sua memória, clareza mental, pensamento e aprendizado.

Carboidratos de grãos inteiros

Seu cérebro e sistema nervoso precisam de energia para funcionar bem e os carboidratos são a fonte de energia preferida. Nem todos os carboidratos são criados iguais, no entanto. Escolha carboidratos integrais, como massas de trigo integral, arroz integral, aveia e pães integrais e cereais, em vez das variedades “brancas” altamente refinadas. Os grãos integrais fornecem a energia necessária na forma de glicose lenta e progressivamente, fornecendo ao seu cérebro um suprimento constante da energia necessária para a concentração e o foco. Como benefício adicional, os alimentos integrais são excelentes fontes de vitaminas do complexo B. O folato e as vitaminas B-6 e B-12, em particular, demonstraram ter um impacto significativo no humor e na cognição geral.

Peixe gordo

Peixes gordurosos, como salmão, atum, cavala e bacalhau, são as melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, conhecidos promotores de função cerebral. Os Omega-3s são um componente importante das membranas das células cerebrais, contribuindo para a conectividade nervosa que desempenha um papel na aprendizagem e na memória. Como seu corpo não é adepto de produzir o mais abundante ômega-3, ácido docosahexanóico ou DHA, ele deve ser fornecido na dieta. Se você não é fã de peixe, adicione nozes, semente de linhaça, sementes de chia e óleo de canola à sua dieta para obter uma dose saudável de ômega-3. Suplementos de óleo de peixe são outra opção, mas pesquise a marca que você escolher cuidadosamente - nem todos contêm o mesmo nível de ingredientes ativos.

Verdes folhosos escuros

Vegetais de folhas verdes escuras como couve, espinafre e acelga suíça são excelentes fontes de ferro, um mineral essencial para o desenvolvimento saudável do cérebro. "Eating Well" observa que mesmo uma ligeira deficiência de ferro pode causar problemas de memória, atenção e aprendizado. Outras fontes de alimentos ricos em ferro incluem fígado, carnes vermelhas magras, passas e cereais fortificados com ferro.

Mirtilos

Para melhorar a sua memória e capacidade de aprendizagem, mirtilos não podem ser batidos. Por quê? Mirtilos contêm uma abundância de flavonóides, antioxidantes que ajudam a evitar que sua cognição escorregue com a idade, relata "Scientific American". Outras boas fontes de flavonóides incluem tofu, morangos, cacau, chá e vinho.

café

Café - sim, café - contém cafeína, que tem efeitos benéficos na função cerebral. A cafeína desencadeia a liberação de dopamina, um neurotransmissor essencial para manter o estado de alerta. A dopamina tem a reputação de ser uma substância química “boa sensação”, responsável pelos sentimentos prazerosos experimentados depois de comer, fazer amor ou fazer exercícios.