Peixinho pode viver vidas longas com o devido cuidado.
Muitas pessoas tinham um peixinho dourado como primeiro animal de estimação. O pequeno peixe tipicamente laranja pode ser encontrado para venda em lojas de animais ou como prêmios em carnavais. Eles não têm, no entanto, uma reputação de longa vida. Ainda assim, com os devidos cuidados, o peixinho dourado pode atingir a velhice.
Vida típica
A vida útil média de um peixinho de estimação é de cinco a 10 anos. Na natureza, eles podem viver tanto quanto 25 anos. De fato, o peixe dourado mais antigo já registrado foi 43 anos de idade. Mas prolongar a vida do seu peixe depende do cuidado adequado e do ambiente do tanque. Goldfish requer muita manutenção. Eles devem ser alimentados algumas vezes por semana. Sua água do tanque deve ser trocada pelo menos duas a três vezes por mês.
Um peixe fresco
Peixinho dourado como água fria; a temperatura da água para seus tanques deve estar entre 65 e 68 graus Fahrenheit. No entanto, tenha cuidado. Peixinhos típicos preferem águas mais frias, mas peixinhos dourados, como os pântanos negros, caudas de véu e orandas, não o fazem. À medida que a temperatura no tanque aumenta, o peixe dourado fica sensível à disponibilidade limitada de oxigênio. Certifique-se de conhecer o tipo de peixe dourado que você tem antes de estabelecer a temperatura da água do tanque.
Espaço para crescer
A maioria dos donos goldfish pela primeira vez, especialmente os pais que dão aos seus filhos peixinho, compram pequenas tigelas redondas como aquários. Mas o peixinho dourado precisa de espaço para crescer. Pequenos espaços não apenas restringem o crescimento, mas tornam o peixe mais propenso a doenças. Os proprietários devem ter um tanque de pelo menos 20 galões para não mais que 35 onças de peixe dourado. À medida que o número de peixes cresce no tanque, o teor de carbono orgânico dissolvido e particulado da água aumenta, fazendo com que a carga bacteriana na água aumente. Um aquário lotado ou aquário é um contratempo esperando para acontecer. Estes aquários também devem ter bombas de ar para manter o nível de oxigênio na água adequado.
Uma boa dieta
O peixinho dourado, como qualquer animal de estimação, exige dietas adequadas. Procure por alimentos em flocos de alta qualidade e os complemente com alimentos liofilizados e matéria vegetal. Você pode até dar o seu peixe o deleite ocasional, como daphnia - minúsculos crustáceos que se assemelham a pulgas. Nunca overfeed seu peixinho. Este é o erro mais comum entre os proprietários de peixinhos de primeira viagem. Demasiada comida pode acabar no tanque como excesso de resíduos de peixe. Os alimentos não consumidos também podem se decompor rapidamente, causando compostos orgânicos e inorgânicos que fazem o equilíbrio da química de um aquário. Sinais de superalimentação incluem água turva, crescimento de algas, manchas de fungos e fungos, vermes finos e baixos níveis de oxigênio dissolvido.