O Que Faz Um Técnico De Laboratório?

Autor: | Ultima Atualização:

Os técnicos gastam muito do seu tempo preparando amostras para observação de microscópio.

Diagnosticar com precisão as doenças é uma das partes mais difíceis do que os médicos têm que fazer, e eles contam com uma grande variedade de pessoal técnico para fornecer alguma ajuda. Por exemplo, os médicos enviam amostras de sangue, tecidos, urina ou outras substâncias para o laboratório de patologia para testes. Os técnicos do laboratório executam uma variedade de procedimentos de teste, ou preparam as amostras para testes por colegas mais qualificados. É uma carreira responsável e os técnicos exercem várias habilidades diferentes em um dia normal.

Preparação de amostras

Grande parte do dia de um técnico de laboratório é gasto no manuseio de amostras e na preparação para testes. A maioria dos espécimes é de risco biológico, e os técnicos precisam armazená-los e prepará-los de acordo com diretrizes rígidas para minimizar o risco de doenças ou contaminação. As amostras podem ser tratadas de várias maneiras: Algumas têm que ser cultivadas em uma placa de Petri estéril, para verificar se há infecção. Outros devem ser dissolvidos ou tratados com produtos químicos e conservantes. Na maioria das vezes, eles são transformados em slides para serem vistos sob o microscópio, o que significa que eles precisam ser cortados em lâminas finas, tingidos com uma mancha para melhor visibilidade e protegidos com um preservativo.

Procedimentos de teste

Frequentemente, os espécimes que um técnico prepara serão repassados ​​a um patologista ou a um tecnólogo especializado para exame. No entanto, existem muitos testes que um técnico pode realizar de forma independente. Estes são geralmente exames de rotina, como tipagem sanguínea, ou exame de amostras de fezes para parasitas. Eles também podem realizar testes de drogas em urina ou amostras de sangue, para detectar o abuso de substâncias ou para determinar com que eficácia o corpo do paciente está absorvendo um medicamento.

Deveres não clínicos

Os técnicos de laboratório têm outras funções, além de preparar amostras e realizar testes. Eles geralmente são responsáveis ​​pela recuperação de amostras de outros departamentos e, às vezes, executam amostras diretamente de uma sala de cirurgia para o patologista durante um procedimento cirúrgico. Os técnicos são em grande parte responsáveis ​​pela limpeza, sanitização e esterilização do próprio laboratório e dos instrumentos e equipamentos após o uso. Em alguns laboratórios, eles também executam muitas das tarefas administrativas de rotina, incluindo manutenção de registros e pedidos de suprimentos.

Plano de carreira

Os técnicos geralmente entram no campo com um diploma de associado de dois anos em ciência de laboratório. Alguns grandes hospitais e laboratórios independentes operam internamente programas de treinamento comparáveis, assim como os militares dos EUA. Os técnicos trabalham em hospitais, laboratórios de patologia independentes, instalações de pesquisa, universidades ou empresas farmacêuticas, dependendo de seus talentos e ambições. Técnicos de laboratório com boas habilidades organizacionais e de gerenciamento podem se tornar supervisores. Técnicos ambiciosos podem avançar para a administração, obtendo um diploma em administração, negócios ou administração de serviços de saúde; ou eles podem se tornar tecnólogos por meio de atualização para um diploma de bacharel em ciência de laboratório.