As ferramentas hematológicas são usadas para coletar e analisar o sangue.
Os hematologistas contam com equipamentos e tecnologias para estudar problemas no sangue. Eles realizam testes para identificar os distúrbios e doenças do sangue dos pacientes. Exames laboratoriais clínicos medem o número de plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos, a presença de infecções sangüíneas ou componentes sangüíneos fora da normalidade, assim como a capacidade do sangue de transportar nutrientes. Isso exige que os hematologistas tenham ampla experiência e conhecimento na operação dessas ferramentas de teste.
Ferramentas de coleta de sangue
A coleta de amostras de sangue é o trabalho mais básico do hematologista e as ferramentas para coletar o sangue variam de acordo com a fonte. O uso de uma veia como fonte para amostra requer torniquete, agulha e tubo de ensaio. Obter sangue de um calcanhar ou dedo requer uma lanceta e um tubo de ensaio. Outros itens básicos que os hematologistas usam quando coletam sangue incluem álcool para limpar a área, compressas de gaze para parar o sangramento e bandagens. Enfermeiros ou flebotomistas também coletam amostras para hemotologistas para análise posterior.
Analisadores de Sangue
Os hematologistas usam analisadores de sangue para avaliar as taxas de sedimentação de eritrócitos, VHS, realizar contagens sangüíneas e realizar testes de coagulação. Alguns analisadores comuns incluem, contadores de células e analisadores ESR. Usando métodos elétricos ou ópticos, um contador de células mede, categoriza e descreve a população de células em uma amostra de sangue. Os contadores de células ajudam a definir o status dos glóbulos vermelhos e brancos e das plaquetas. Os analisadores ESR podem ser usados para determinar a inflamação e a contagem de reticulócitos para um teste completo de hemograma. Esses dispositivos geralmente são automatizados.
Ferramentas Avançadas
Os hematologistas também usam analisadores de imagem celular e microscópios. Esses dispositivos ajudam os hematologistas a avaliar visualmente a composição do sangue no nível celular. Outras ferramentas avançadas incluem sistemas de automação de bancos de sangue, sistemas automatizados de gases do sangue e citômetros de fluxo. Sistemas automatizados de banco de sangue substituem testes de triagem manual. Eles são usados para determinar o tipo sanguíneo, combinar doadores com pacientes e executar testes para doenças como HIV e hepatite B e C. Os citômetros de fluxo são usados para estudar o tamanho e a viabilidade de uma célula, e os sistemas automatizados de sangue simplificam a coleta de sangue permitindo hematologistas medir os níveis de oxigênio dissolvido, dióxido de carbono e pH.
Considerações
Os instrumentos de hematologia são altamente técnicos e sensíveis. A construção consiste em motores, bombas, seringas, tubos, chipsets e software. Normalmente, os dispositivos de hematologia são projetados para configurações específicas, desde dispositivos portáteis até grandes analisadores de laboratório e o volume de testes necessários. A fabricação dessas ferramentas geralmente requer pesquisa significativa, e as empresas podem achar difícil equilibrar custo e eficiência na produção delas.