
Troque batatas normais por batata-doce para aumentar sua ingestão de beta-caroteno.
Coma uma fruta ou vegetal que é laranja, como melão ou cenoura, e você está aumentando sua ingestão de beta-caroteno, uma vez que o beta-caroteno é o que dá a esses alimentos sua cor. Vegetais verde-escuros, incluindo espinafre e brócolis, também fornecem beta-caroteno. Consumir mais beta-caroteno ajuda a aumentar seus níveis de vitamina A e pode ajudar a diminuir o risco de certas condições de saúde.
Precursor da Vitamina A
Seu corpo pode transformar beta-caroteno em vitamina A, conforme necessário, uma vez que é um precursor da vitamina A. Você precisa de vitamina A para uma boa visão, um sistema imunológico forte e função cardíaca e pulmonar. A vitamina A também ajuda a manter sua pele saudável. Uma vez que seu corpo só faz a quantidade de vitamina A necessária do betacaroteno, obter muito desse nutriente dos alimentos não é um problema; No entanto, níveis muito altos podem dar à sua pele uma coloração amarela ou laranja que desaparece quando você começa a comer menos alimentos ricos em beta-caroteno.
Gordura Corporal
Se você consumir uma dieta rica em carotenóides, incluindo o beta-caroteno, pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura corporal que você tem. Um estudo publicado em maio 2009 em "The Journal of Nutrition" descobriu que ter uma alta ingestão de beta-caroteno ou outros carotenóides foi associado com níveis mais baixos de gordura corporal e uma circunferência da cintura menor.
Danos do Sol
O betacaroteno pode tornar menos provável que a sua pele seja danificada pelo sol. Pode ser usado para tratar a sensibilidade ao sol devido a uma condição chamada protoporfiria eritropoiética, de acordo com o MedlinePlus. Pessoas sem essa condição também podem experimentar alguns benefícios da pele do beta-caroteno. Por exemplo, aplicar um creme de beta-caroteno na sua pele pode aumentar os níveis de beta-caroteno na sua pele e ajudar a prevenir danos à radiação infravermelha, de acordo com um artigo publicado em "Experimental Dermatology" em fevereiro 2011. O uso a longo prazo de um creme com baixas concentrações de beta-caroteno é melhor para proteger a pele. No entanto, consumir mais beta-caroteno não é susceptível de protegê-lo totalmente contra queimaduras solares por muito tempo, uma vez que a proteção oferecida não é tão forte quanto o uso do filtro solar, e leva algumas semanas de alto consumo de beta-caroteno. você experimentará qualquer efeito protetor, de acordo com um artigo da 2012 publicado no "American Journal of Clinical Nutrition".
Considerações
Enquanto tomar suplementos de beta-caroteno pode parecer uma boa maneira de aumentar seus níveis de beta-caroteno, é melhor obter esse nutriente dos alimentos. Tomar suplementos de beta-caroteno pode aumentar o risco de câncer, especialmente se você é um fumante. Estes suplementos também podem interferir com certos medicamentos, incluindo estatinas e niacina.




