
Uma moeda forte pode inibir as exportações e desacelerar a economia.
Muitas pessoas temem que, se o dólar dos EUA cair em relação a outras moedas, isso prejudicará as ações dos EUA. Historicamente, o oposto é verdadeiro. Quando o valor do dólar americano declina, ele torna o investimento em ações dos EUA barato para investidores estrangeiros, e eles correm para comprar, desde que nenhum evento catastrófico tenha destruído as perspectivas dos EUA. Essa maior demanda eleva os preços das ações dos EUA.
O que a desvalorização faz
A desvalorização acontece quando um país formalmente baixa a taxa de câmbio de sua moeda contra uma ou todas as outras moedas, ou não a sustenta quando os mercados a valorizam mais baixo. Um país pode optar por desvalorizar sua moeda para aumentar seu volume de exportações no mercado mundial. A desvalorização torna as exportações de um país menos caras para os compradores que usam outras moedas. A desvalorização também torna as importações desse país mais caras para seus cidadãos. O aumento do custo de bens importados pode resultar em inflação de preços e - a menos que o volume de exportações aumente substancialmente - possa resultar na desaceleração do crescimento econômico do país.
Volume de exportação crescente
O aumento do volume de exportação pode melhorar a economia de um país porque o país está produzindo mais bens e serviços e empregando mais pessoas em suas empresas. Uma economia mais forte é normalmente refletida em preços de ações mais altos. Até certo ponto, a desvalorização também aumenta a demanda do consumidor interno por seus produtos produzidos internamente, porque os produtos importados são muito caros. Se a inflação resultar, mesmo os preços dos produtos produzidos internamente subirão. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve pode intervir para combater a inflação, aumentando as taxas de juros, o que desestimula o endividamento e desacelera a economia. No entanto, taxas de juros mais altas também atraem investimentos estrangeiros em títulos americanos.
Poder de compra mais baixo
Em qualquer país, quando a moeda perde seu poder de compra por causa da inflação ou desvalorização, isso é chamado de depreciação cambial. A desvalorização deprecia o valor da moeda nos mercados mundiais e eleva os preços dos bens importados. A inflação deprecia o valor do dinheiro porque há muito dinheiro perseguindo uma quantidade fixa de bens e serviços, então os preços sobem. A desvalorização também torna menos dispendioso para empresas de alguns países estrangeiros tomar dinheiro emprestado no país que desvalorizou sua moeda. Enquanto as moedas estrangeiras mantiverem sua força contra a moeda desvalorizada, os tomadores estrangeiros gastarão menos dinheiro pagando esses empréstimos do que pagariam os empréstimos nas moedas de seus próprios países. A demanda adicional por empréstimos de tomadores estrangeiros aumenta a oferta monetária e isso pode causar inflação.
Desvalorização e Cotações de Ações
Em geral, a desvalorização cambial aumenta os preços das ações porque torna os investimentos em ações menos dispendiosos para os estrangeiros, que muitas vezes apostam que a moeda desvalorizada aumentará ou reavaliará. Também aumenta a produção de bens e serviços de um país para atender à demanda de exportação, e isso significa que as empresas nacionais ganham mais dinheiro, o que tende a elevar os preços das ações. Por outro lado, desencoraja investimentos em países estrangeiros e mantém mais dinheiro na economia doméstica.




