Rhodesian Ridgeback E Inchaço

Autor: | Ultima Atualização:

"Três refeições por dia é bom para mim."

Os fãs do ridgeback de Rhodesian sabem que sua raça favorita é bastante sortuda no departamento de doenças hereditárias. As rhodes não sofrem de muitas doenças genéticas em comparação com outras raças, mas seu formato corporal as predispõe a inchar. Isso é sempre uma emergência com risco de vida, então leve seu cachorro ao veterinário imediatamente.

Rhodesian Ridgeback

Seu leão africano, outro nome para o seu ridgeback em Rhodesian, adora comer. Ele pode não parecer um cão de caça com seu corpo longo e magro, mas a comida está sempre em sua mente. Raças grandes de peito largo como o ridgeback rodesiano são mais propensas a inchar, clinicamente conhecida como dilatação gástrica, o que significa um estômago cheio de gás. Se o seu Rhodie tiver um parente propenso a inchar, tome precauções extras. Medidas preventivas incluem alimentar o seu cão várias pequenas refeições diárias em vez de uma refeição grande, juntamente com não alimentar o seu cão por algumas horas antes ou depois de um exercício vigoroso. Não use uma tigela de comida levantada. Após o exercício, limite a quantidade de água que o seu cão bebe ao mesmo tempo, pois a ingestão abundante de água também pode levar ao inchaço. Uma vez que correr é provavelmente a atividade favorita de Rhodie (depois de comer), você terá seu trabalho cortado para você, mas a vida de seu amado cão pode estar em jogo.

Inchar

Inchaço, além de ser desconfortável, pode proceder à torção gástrica ou volvo. O estômago revirado torce, cortando o fluxo de sangue para os órgãos do seu cão. Uma torção de até 180 graus é chamada de torção, e uma torção maior é chamada de volvulus. A necrose, ou morte do tecido, resulta rapidamente em ambos os casos. Esta é uma condição com risco de vida.

Os sintomas

Bloat vem de repente. Seu cão parece bem em um minuto, mas alguns minutos depois ele está com muita dor e pode estar à beira da morte. Os sinais de inchaço incluem inquietação, tentativa de vômito sem que nada aconteça, distensão do estômago, salivação excessiva e dor óbvia. VeterinaryPartner.com, com razão, chama de inchaço "A mãe de todas as emergências" e sem tratamento imediato seu cão vai morrer. Mesmo os cães que chegam ao hospital veterinário de emergência rapidamente podem não voltar para casa.

Tratamento

Se o inchaço estiver no estágio de dilatação, o veterinário pode passar um tubo para o estômago pela boca. Fluidos e ar saem correndo, dando alívio ao cão. O veterinário vai lavar o estômago do seu cão e mantê-lo no hospital por alguns dias.

Se ele é torcido, só a cirurgia pode salvá-lo. Porque os cães que incham uma vez podem fazê-lo novamente, o seu veterinário provavelmente irá realizar um procedimento conhecido como aderência do estômago após o reposicionamento do órgão, de modo que ele não pode torcer no futuro. Se você está tendo a sua fêmea Rhodie esterilizada, pergunte ao seu veterinário se é possível fazer uma prótese no estômago ao mesmo tempo, como medida preventiva. Além da natureza potencialmente letal do inchaço, as Rhodies também são sensíveis a certos anestésicos; dobrar a cirurgia quando você pode é uma boa idéia.