Quais São Os Sinais E Sintomas Da Função Baixa Da Tireóide Em Cães?

Autor: | Ultima Atualização:

Se o seu filhote começar a ganhar peso, pode não ser apenas porque ele está ficando velho e preguiçoso. Hipotireoidismo, um termo geral que descreve vários tipos de disfunção tireoidiana, é uma afecção comum entre os cães. Existem vários sinais e sintomas de problemas de tireóide a serem observados.

Ganho de Peso

A tireóide é uma glândula localizada perto da base da garganta do seu cão. Produz hormônios que regulam a atividade metabólica e outras funções importantes em todo o corpo. Cães que sofrem de hipotireoidismo começarão a ganhar peso a um ritmo maior, embora possa não ser perceptível no início. Durante os estágios posteriores desse distúrbio, a pele do cão ficará inchada e inflada com o ganho de líquido, de acordo com o Golden Retriever Club of America.

Queda de cabelo

Emagrecimento e perda de cabelo é outro sintoma comum de baixa atividade da tireóide em cães, gatos e outros animais. Em alguns casos, o derramamento é tão severo que seu cão pode desenvolver manchas calvas ou sua pele pode ficar claramente visível sob sua pele. A perda de cabelo devido à disfunção da tiróide tende a ocorrer no corpo do seu cão, mas não afeta frequentemente a cabeça ou as pernas, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington. A perda de cabelo em torno da cauda é muitas vezes a mais pronunciada e é mais aparente do que a queda de cabelo em outros lugares.

Letargia

Uma diminuição na taxa metabólica é acompanhada por um desejo diminuído de atividade física. Um cão que sofre de problemas de tireóide raramente irá agir energicamente ou excitado. Ele também pode dormir mais do que o habitual e freqüentemente procura lugares quentes para se deitar. Em casos raros, geralmente aqueles que envolvem o desligamento completo da tireoide, o cão pode entrar em coma e não responder.

Outros sintomas

Há um punhado de outros sintomas que podem indicar um problema na tireoide, embora eles não estejam presentes em todos os casos. Seu cão pode tremer ou coxear periodicamente se ele tiver problemas de tireóide. Ele também pode ter problemas para comer, engolir e digerir alimentos. Ele pode regurgitar comida após as refeições e é mais provável que engasgue enquanto come. Sempre consulte um veterinário experiente sobre a saúde e tratamento de seu animal de estimação.