Quais São Os Benefícios Do Coaching De Equipe No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

O coaching em grupo visa melhorar o desempenho.

O coaching executivo é uma estratégia destinada a destacar o desempenho para um nível superior. Quando o coaching é dado a uma equipe de profissionais que trabalham juntos em projetos, isso pode envolver os membros da equipe participando de uma série de sessões de coaching individuais e em grupo. O coaching visa aumentar a eficácia, a harmonia, a moral e a produtividade das equipes para o bem maior da empresa. A realidade é que, quando equipes de pessoas trabalham juntas, qualquer número de complicações pode surgir, desde uma competição exacerbada que prejudica a colaboração, o espírito de sabotagem, a confrontação de personalidades, a prevenção de conflitos. O coaching de equipe pode ajudar os grupos a harmonizar ambientes de escritório e gerenciar melhor os problemas, enquanto trabalham juntos para atingir objetivos comuns.

Reforçar a colaboração

“O coaching de equipe é uma oportunidade perfeita para desenvolver uma força de trabalho colaborativa forte”, diz Devora Zack, MBA, CEO da Only Connect Consulting, de Washington, DC, e autora do livro "Gerenciando para pessoas que odeiam gerenciar". A ideia, diz ela, é construir um todo que seja maior que a soma de suas partes. Como tal, a abordagem de equipe produz resultados exponencialmente melhores do que o coaching individual tradicional. Embora isso dependa do tamanho e dos objetivos da empresa, o coaching de equipe geralmente envolve a gerência sênior, porque acredita-se que o financiamento, os recursos e o tempo investido nos altos escalões serão reduzidos na forma de melhores habilidades e produtividade para todos os funcionários.

Objetivos comuns do prego

Através de coaching de equipe, um grupo de executivos é treinado para identificar e aprimorar seus pontos fortes individuais para melhor se destacar no cumprimento dos requisitos e metas vinculados à descrição de seu cargo. Eles simultaneamente melhoram as habilidades de gestão junto com seus colegas para alcançar objetivos comuns de forma coesa, diz Rebecca "Kiki" Weingarten, M.Sc.Ed, MFA, executiva, corporativa e coach de carreira, que fundou o AtypicalCoaching.com, com sede em Nova York.

Através do processo de coaching, ela diz que os executivos identificam e aproveitam seus diversos conhecimentos, personalidades, habilidades, talentos e estilos de trabalho para atingir as metas do grupo estabelecidas pelos altos escalões. O treinamento gerencial envolvido poderia abranger a comunicação, a inteligência emocional, a delegação, o manejo de vários temperamentos e estilos de trabalho, bem como a resolução de conflitos no local de trabalho.

Harmonize traços diferentes

É comum que as empresas promovam uma abundância de um estilo comportamental ou agrupem habilidades semelhantes em sua cultura corporativa, o que pode levar a que todos tropeçam nos mesmos obstáculos e desafios, diz Brian Miller, presidente e COO de Hartford, Connecticut-based. AdviCoach, uma consultoria de coaching de negócios.

É natural ou os administradores contratarem pessoas como eles, mas equipes com membros que sejam muito parecidos abordarão a solução de problemas da mesma maneira e enfrentarão lutas semelhantes. "Para que as equipes sejam eficazes e pensem de maneira inovadora", disse Miller, "elas devem incorporar um equilíbrio de habilidades e estilos diferentes. Eles podem aprender a se unir bem para realizar metas e objetivos".

O coaching de equipe permite que cada membro da equipe aprimore suas próprias habilidades, enquanto aprende como trabalhar melhor dentro do grupo para alcançar objetivos comuns.

Resolução de Conlito

Miller diz que, à medida que empresas e organizações mudam cada vez mais para estruturas organizacionais mais planas e promovem o trabalho em equipe multifuncional, o atrito pode se desenvolver à medida que novos grupos são formados e executivos com diferentes ativos e estilos potencialmente incompatíveis se fundem de novas maneiras. O coaching de equipes, que existe há cerca de uma década, é particularmente eficaz quando as empresas querem resolver conflitos no local de trabalho que podem entrar em erupção ou aumentar a coesão e a produtividade à medida que os modelos organizacionais mudam.

"O coaching pode ajudar a identificar como indivíduos de diferentes departamentos podem trabalhar efetivamente em projetos e melhorar o poder de seus resultados e impacto", acrescenta Miller.