O Exercício Expele O Excesso De Sódio Da Corrente Sanguínea?

Autor: | Ultima Atualização:

Você perde sódio quando você suar.

O esforço físico faz você suar e o suor contém sódio. As taxas de transpiração são variáveis, dependendo de fatores ambientais, nível de esforço e características pessoais. A quantidade de sódio no suor também é variável de uma pessoa para outra, de modo que a quantidade de sódio que você excreta durante o exercício pode ou não expelir o excesso de sódio.

Papel do sódio

O sódio, um íon carregado positivamente, é essencial para vários processos de sustentação da vida, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual do Oregon. O sódio e o potássio trabalham continuamente para manter os gradientes apropriados de concentração de sódio e potássio - chamados de potencial de membrana celular - necessários para sustentar a vida. O potencial da membrana celular afeta principalmente as transmissões do impulso nervoso, a contração muscular e a função cardíaca. O volume sanguíneo e a pressão sanguínea também são influenciados pelo sódio. O Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina recomenda 1.2 para 1.5 gramas de sódio por dia para adultos.

Hipernatremia

O excesso de sódio no sangue é uma condição chamada hipernatremia. Os níveis normais de sódio no sangue estão entre 135 e 145 miliequivalentes por litro. Suar durante o exercício pode levar a um aumento do nível de sódio no sangue devido a perdas de fluidos e maior concentração de sódio. A menos que os fluidos sejam substituídos durante o exercício, em vez de excretar excesso de sódio, você corre o risco de desenvolver hipernatremia. No entanto, como cada pessoa tem uma resposta diferente ao exercício, os programas de reposição de fluidos devem ser personalizados. Você pode determinar sua própria taxa de suor pesando-se antes e depois do exercício, sem consumir fluidos durante o exercício. Para prevenir a hipernatremia, a ingestão de líquidos não deve exceder a taxa de suor. Seu nível de sódio no sangue só pode ser medido por um exame de sangue.

Hiponatremia

Muito pouco sódio no sangue é uma condição chamada hiponatremia. Prolongado exercício através de esportes ou trabalho - eventos com duração de três a quatro horas ou mais - pode levar a hiponatremia quando quantidades excessivas de água são consumidas durante o esforço. Essa condição ocorre porque a transpiração excreta eletrólitos, o que inclui o sódio. Embora as glândulas sudoríparas reabsorram o sódio, todo o sódio não é reabsorvido. Quando os fluidos são substituídos sem substituir os eletrólitos, o excesso de sódio é removido da corrente sanguínea. Se o sódio no sangue cair abaixo dos níveis recomendados, ocorre hiponatremia.

Considerações

Quando ameaçado com baixos níveis de sódio, seu corpo conserva sódio, reduzindo excreções no suor e na urina, de acordo com o Instituto de Medicina. Durante o exercício, os líquidos devem ser substituídos e os eletrólitos devem ser mantidos em equilíbrio pelo consumo de bebidas esportivas e lanches para evitar uma emergência médica, como hiponatremia ou hiponatremia. Em vez de usar o exercício como um meio de reduzir os níveis de sódio no sangue, a Harvard Health Publications, em "Dynamic Duos", recomenda mudanças na dieta. Aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio, como frutas e vegetais, e diminuir o consumo de sódio, eliminando os alimentos processados ​​de sua dieta, é a melhor maneira de reduzir os níveis de sódio no sangue.