
O vinho tinto é uma das principais fontes de resveratrol.
Você pode ter ouvido falar que é saudável beber vinho tinto com moderação. Uma das razões para os potenciais benefícios para a saúde do vinho tinto é o seu conteúdo de resveratrol. Uvas, cranberries, mirtilos e amendoins também são fontes de resveratrol, que é um tipo de antioxidante chamado polifenol.
Doença cardíaca
Muitos dos estudos sobre o resveratrol concentram-se em seus benefícios potenciais para a saúde do coração. Este antioxidante pode ajudar a evitar a formação de coágulos de sangue, diminuir o colesterol, prevenir a inflamação e manter o peso sob controle, para que você tenha menos probabilidade de contrair doenças cardíacas ou sofrer um derrame.
Câncer
Enquanto a pesquisa ainda está nos estágios preliminares, o resveratrol também pode ajudar a evitar câncer. Até agora, a maioria dos estudos utilizou células em tubos de ensaio e animais em vez de pessoas, mas parece que o resveratrol pode ajudar a prevenir o crescimento de tumores e a disseminação de células cancerígenas, bem como aumentar a taxa de morte dessas células, de acordo com o estudo. para um artigo publicado no "Cancer Prevention" em abril 2009.
Diabetes
Este antioxidante também pode ajudar se você estiver em risco de diabetes, pois melhora sua sensibilidade à insulina, o que significa que pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue. No entanto, você pode precisar de um tipo especial de suplemento de resveratrol que não é quebrado tão rapidamente pelo corpo para obter esses benefícios.
Considerações
Como a maioria dos estudos sobre resveratrol utilizou animais, a dose segura e eficaz para as pessoas não foi determinada. O resveratrol de fontes alimentares é rapidamente decomposto pelo organismo, por isso não está claro se esses alimentos fornecem algum benefício à saúde quando consumidos em quantidades normais. Ainda não houve pesquisas suficientes sobre os efeitos de tomar altas doses de resveratrol em pessoas, e apesar de tomar suplementos de resveratrol provavelmente não vai te machucar, o resveratrol em suplementos não é bem absorvido, de acordo com MayoClinic.com. Se você tomar anticoagulantes, converse com seu médico antes de usar suplementos de resveratrol, pois eles podem interagir com este tipo de medicação.




