Os dividendos recompensam os acionistas corporativos por seu investimento na empresa. Eles são um sinal de que uma empresa está ganhando dinheiro e retornando lucros para seus acionistas. Alguns investidores avaliam ações pelos seus registros de dividendos. As tabelas do mercado de ações e os relatórios de preços diários geralmente incluem informações sobre dividendos de cada ação e algumas empresas oferecem serviços de gráficos que mostram os ganhos e os registros de dividendos. Existem várias maneiras de pagar ou receber dividendos.
Dividendos em dinheiro
O dinheiro é uma maneira simples e tradicional de uma empresa pagar dividendos, mas traz problemas fiscais. Primeiro, a corporação deve pagar impostos sobre seus lucros. Em seguida, os acionistas individuais devem reportar os dividendos em dinheiro como receita e pagar imposto de renda sobre eles. Em muitos casos com dividendos em ações, o nível de tributação depende de quanto tempo o acionista manteve as ações no momento em que o dividendo é pago.
Dividendos Qualificados
Dividendos qualificados são pagos em dinheiro aos acionistas, mas são tributados à mesma taxa que os ganhos de capital de longo prazo, e não como renda ordinária. Isso reduz muito a carga tributária dos acionistas e, em alguns casos, a elimina, dependendo do tamanho do dividendo. Para que seu dividendo seja classificado como "qualificado", você deve ter retido as ações pelo menos 61 dias fora dos 121 dias antes da data de pagamento do dividendo ou data ex-dividendo. É uma maneira de recompensar os investidores de longo prazo. Vale a pena notar que a existência de dividendos qualificados, com sua estrutura de tributação de estilo de ganho de capital, está programada para terminar em dezembro 31, 2012, a menos que o Congresso mude o plano.
Dividendos em Ações
Uma empresa pode pagar um dividendo em ações adicionais, e não em dinheiro. Uma empresa pode emitir uma nova ação para cada três ações atualmente detidas, por exemplo. Os dividendos de ações podem ou não ser imediatamente tributáveis, dependendo de como o dividendo é estruturado. Se o dividendo de ações for imediatamente conversível em dinheiro, por exemplo, você provavelmente precisará pagar impostos sobre ele. Se for simplesmente considerado um retorno de capital - em outras palavras, um retorno de parte de seu investimento em ações - você não pagará impostos até que você os venda, quando então você só será taxado sobre o ganho.
Divisões de ações
Divisões são outra maneira de emitir dividendos em ações. Os diretores de uma empresa podem expandir a base de ações dividindo as ações, de modo que cada acionista obtém duas ações de novas ações para uma que ele detinha anteriormente. Isso reduz o valor de cada ação pela proporção da divisão - por exemplo, uma divisão de ações 1-for-1 reduzirá o preço de cada ação pela metade. Novamente, um acionista não é tributado quando recebe ações divididas, se as reter. Se ele vender, ele será taxado em taxas de ganhos de capital de longo prazo, se as mantiver por tempo suficiente para se qualificar para essa classificação.