Então você manteve uma planta bonita em vaso vivo? Agora é hora de transplantá-lo para o seu quintal sem causar nenhum dano.
Quando uma planta supera seu pote e necessita de algum espaço para respirar extra, removê-la do recipiente e colocá-la no chão pode ser um pouco complicado. Antes mesmo de tocar na planta, você precisa cavar o buraco no qual vai colocá-la. A profundidade no solo deve ser igual à do vaso (use o lado da pá para medir) e o diâmetro o buraco deve ser mais largo que o do recipiente. Quanto maior for o seu buraco, melhor a largura - a planta terá um tempo mais fácil de enraizar no solo solto.
Agora, de volta à planta. Bata no lado da panela com a sua espátula para soltar o solo ao redor das raízes - você pode realmente deformar o pote, mas tudo bem. Uma vez bem solto, deslize a mão sobre a base da planta, onde as raízes e o solo começam de um lado e a planta começa do outro (imagine que você passe a mão pelos cabelos para que cubra o couro cabeludo). Em seguida, incline o pote de cabeça para baixo e deslize a planta suavemente para fora. Desde que você tenha um controle sobre ele, nenhuma das folhas deve ser ferida.
Hora de colocar a planta no solo! Coloque plantas menores diretamente no buraco. Em seguida, substitua o solo ao redor e deixe a planta e o solo de molho o mais rápido possível. Com plantas maiores, como arbustos ou árvores, preencha o buraco com água antes de colocar a planta para que a matéria-prima e o solo circundante fiquem completamente encharcados. Não é necessária mais rega inicial para plantas maiores.
Nestpert: Thomas McClain é um designer paisagista de Minnesota e proprietário da GrowWithDesign.com.