O Que Um Efda Trabalhando Na Pensilvânia Pode Fazer

Autor: | Ultima Atualização:

A Pennsylvania permite que os EFDAs realizem certos procedimentos odontológicos.

Assistentes dentários são dispositivos elétricos na maioria das práticas odontológicas modernas e desempenham um papel importante em ajudar os dentistas e pacientes. A comunidade da Pensilvânia permite que assistentes dentais elegíveis sejam reconhecidos como Assistentes Dentários de Função Ampliada (EFDAs). EFDAs estão autorizados a realizar procedimentos odontológicos limitados em pacientes, além dos deveres normais de ajudar o dentista.

Qualificações Profissionais da Pensilvânia

Um assistente dentário deve ser certificado como um EFDA para praticar como um. Os candidatos devem atender a três critérios. O primeiro é ser graduado em um programa EFDA de faculdade de dois anos, formado em uma escola de higiene dental credenciada ou formado em um programa EFDA aprovado em uma escola de assistência odontológica. O segundo requisito é arquivar adequadamente um pedido de certificação no Conselho de Odontologia do Estado da Pensilvânia. A terceira é passar no exame escrito do conselho.

Procedimentos profissionais permitidos

Os EFDAs estão autorizados a realizar determinados procedimentos odontológicos, conforme a lei estadual. Em geral, esses procedimentos permitidos são reversíveis, rotineiros e de baixo risco para o paciente. Alguns destes procedimentos incluem a colocação ou remoção de cunhas, matrizes e barragens de borracha. O EFDA pode preencher cavidades e realizar trabalhos higiênicos, como polir e administrar tratamentos com flúor. Tirar uma impressão ou molde dos dentes para fins de diagnóstico também é permitido.

Procedimentos Profissionais Proibidos

A lei estadual proíbe os EFDAs de realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico ou de corte, incluindo perfurações ou dispensação de medicamentos e prescrição de textos. O EFDA não pode administrar ou supervisionar o uso de qualquer tipo de anestesia, realizar procedimentos endodônticos ou realizar qualquer tipo de exame odontológico. Diagnósticos e planos de tratamento também são proibidos.

Outras provisões

Quaisquer procedimentos permitidos devem ser feitos sob a supervisão direta de um dentista licenciado. Isso significa que o dentista faz pessoalmente o diagnóstico e autoriza os procedimentos. O dentista deve permanecer fisicamente na instalação enquanto os procedimentos estão sendo realizados e deve inspecionar e aprovar pessoalmente o trabalho da EFDA antes de dispensar o paciente. Um portador de um certificado EFDA de outro estado pode solicitar a reciprocidade de seu certificado do Conselho de Odontologia do Estado da Pensilvânia.