É Ruim Fazer Muito Yoga?

Autor: | Ultima Atualização:

Só você pode responder à pergunta se você está fazendo muito.

Quando o mestre iogue Erich Schiffmann era jovem, ele queria mergulhar nas profundezas do yoga. E assim começou uma jornada de décadas que envolvia viajar para a Inglaterra e a Índia e estudar com os grandes mestres da época. O Los Angeleno passava horas por dia aprendendo e aperfeiçoando sua técnica de yoga. Então, para ele, muita ioga acabou sendo uma coisa boa, já que ele estava destinado a se tornar um professor renomado. Para você, porém, a menos que você planeje voar o Ninho para se tornar um famoso yogini, você pode se perguntar se está praticando muito ioga.

Defina-se em linha reta

Entregar-se a uma prática de yoga completa quando você é jovem pode mantê-lo ágil e forte. Mesmo que você tenha um emprego no escritório e esteja amarrado a uma cadeira por sete ou mais horas por dia, você terá todos os truques de ioga para aliviar o estresse e a tensão do pescoço, costas e ombros. A fisicalidade de uma prática regular de yoga irá ajudá-lo a dormir melhor e sentir-se mais energizado em geral.

Mas certifique-se de que o yoga que você está realizando seja feito com absoluta precisão. Alinhamento adequado em uma pose de ioga é fundamental para ajudar você a ficar livre de lesões. Se você não está vigilante sobre a colocação de seus membros quando você começa uma prática de yoga, você pode estar olhando para lesões por esforço repetitivo e tendões e ligamentos danificados abaixo da estrada. Demasiada yoga é uma coisa ruim quando você não está fazendo isso corretamente.

Escolha um caminho

Correr para o estúdio de ioga para praticar yoga em um ritmo frenético pode, na verdade, gerar os efeitos exatamente opostos àqueles que você está tentando cultivar. Asana ou a prática física é apenas um dos oito membros da ioga, conforme delineado por Patanjali nos "Yoga Sutras". Os outros membros variam de viver e agir com uma atitude de não-violência em relação a si e aos outros; praticar técnicas de respiração; e finalmente alcançar um estado ascendido de iluminação através do autoestudo e meditação. O Yoga pode ser descrito como um sistema completo, e abraçar apenas um dos membros, sem dar o mesmo peso aos outros, pode deixá-lo vazio. Demasiada yoga pode ser uma coisa boa se você seguir o caminho de oito vezes equilibrado e medido.

The Time of Your Life

Quando você é jovem e forte, você se sente capaz de poder através de qualquer coisa. Essa atitude de poder fazer você chegará longe, exceto naqueles momentos em que seu corpo ou alma precisa nutrir-se. Antes ou durante o período, muita ioga não é uma boa ideia. Seu corpo está se movendo para uma fase durante a qual você precisa cuidar de si mesmo, então apenas substitua uma prática hard-core por poses gentis e restaurativas. O mesmo se aplica quando você está sofrendo problemas emocionais. Escolha passar mais tempo praticando exercícios de respiração profundamente calmantes, juntamente com uma prática física menos rígida. Seja criativo com suas poses para que você possa representar sua turbulência interna. Transição de muita yoga para um nível mais adequado de yoga para o seu estado físico ou emocional atual.

Considerações

Só você pode dizer se está fazendo muito ou não o tipo certo de ioga. Estar fora de sintonia pode surgir como desconforto físico ou mental ou um vazio emocional. Mas a beleza de uma prática de yoga é que você pode controlar a direção que está tomando, a quantidade que está fazendo e a maneira como deseja se sentir. A chave para descobrir se você está fazendo muito yoga é parar o que você está fazendo atualmente e experimentar. Experimente estilos e métodos diferentes. Você terá sua resposta, de um jeito ou de outro.