
Um chefe eficaz reage imediatamente quando a produtividade de um empregado começa a cair.
O comportamento improdutivo dos funcionários pode deixar os colegas de trabalho se sentindo como se estivessem a bordo de um navio afundando. A infelicidade de um empregado infeliz geralmente se espalha por um escritório como um desagradável caso de gripe, deixando os colegas igualmente descontentes e desmotivados. Esse efeito cascata pode afetar negativamente qualquer operação comercial se os prazos forem perdidos, os projetos ultrapassarem o orçamento e as necessidades dos clientes forem negligenciadas. Um líder eficaz pode navegar por isso, compreendendo as causas e os remédios para a conduta negativa no local de trabalho.
Comportamentos
Um supervisor notará os comportamentos de um empregado improdutivo de várias maneiras diferentes. O trabalhador problemático pode ser o membro da equipe que constantemente se torna hostil e barulhento no escritório. Ou, ela poderia manter a compostura, mas ainda tornar-se defensiva e arrastar um drama de escritório em uma comoção que dura várias semanas, com alegações de injustiça ou falar de apelar para a gerência sênior. O fraco desempenho também pode ser o companheiro de equipe mais amável que comete tantos erros que seus colegas de trabalho examinam constantemente seu trabalho e cobrem seus erros. Em alguns casos, o culpado pode ser apanhado a cochilar na sua secretária ou acumular pontos de atendimento porque chega tarde quase todas as manhãs.
Raiz dos problemas
O primeiro passo de um supervisor ao lidar com um empregado improdutivo é investigar as razões por trás dessa conduta desfavorável. Isso começa com uma conversa franca a portas fechadas. A vida pessoal do funcionário pode ser tensa por causa de uma doença familiar, dificuldades financeiras ou uma criança adolescente difícil. Seu medidor de estresse pode estar saindo das paradas porque outro supervisor grita com ela ou porque sua carga de trabalho é esmagadora. Ela pode precisar de algum treinamento extra em um novo sistema ou processo. Em alguns casos, um trabalhador com desempenho inferior pode não estar qualificado para realizar seu trabalho.
resoluções
A comunicação aberta entre um funcionário problemático e seu chefe é imperativa. Se os problemas pessoais de um colaborador estão contribuindo para sua baixa produtividade, um supervisor normalmente a orienta em direção ao programa de assistência ao empregado da empresa. Em alguns casos, um trabalhador com baixo desempenho pode estar incerto sobre o que é esperado dela no trabalho. Essa confusão sobre seu papel abre a porta para o supervisor revisar sua descrição de trabalho e estabelecer metas específicas para melhorar seu desempenho geral. Às vezes, a rescisão é o resultado final, quando um empregado continua se transformando em um desempenho desanimador e não responde ao aconselhamento de supervisão.
Medidas preventivas
Um líder bem-sucedido não espera até que a produtividade de um funcionário caia para intervir. Em vez disso, um chefe eficaz continuamente traz o melhor de seus funcionários. Ela usa o processo de análise de desempenho para ajudar cada trabalhador a criar metas realistas e alcançáveis. Ela também mantém conversas contínuas com cada membro da equipe para que possam atualizá-la em seu progresso e para oferecer feedback e treinamento construtivos. Um gerente eficiente implementa sistemas de recompensa para reconhecer e sustentar as histórias de sucesso de sua equipe.




