O ultra-som do corpo de um gato pode ajudar um veterinário a identificar onde fazer uma biópsia.
Embora a maioria dos procedimentos de ultrassonografia de felinos seja feita para verificar o progresso de uma gravidez, essa tecnologia tem outras aplicações potencialmente vitais. O ultrassom permite que os veterinários capturem imagens em tempo real do funcionamento interno, dando aos veterinários mais uma ferramenta de diagnóstico para tentar determinar o que está incomodando o gatinho.
Definição
Um ultra-som dá uma idéia de como o corpo interno está funcionando, mas o processo de obtenção de informações sobre ultrassom é um pouco mais complicado do que dar uma espiada. Vetinfo explica que as imagens de ultra-som são o resultado de ondas sonoras de alta frequência destinadas a uma porção específica do corpo. As ondas viajam por essa parte do corpo, registrando imagens e sua atividade.
Segurança
Veterinários são obrigados a dizer aos proprietários de seus pacientes que qualquer procedimento médico tem alguns riscos. Isso está na mesma linha do que os médicos discutem com os humanos. Em termos gerais, o ultra-som para um gato é seguro porque não é invasivo, como observado pela Cat Care Clinic.
Como com qualquer procedimento médico, alguma preparação pode ser necessária. No caso de um ultrassom abdominal, os VCA Animal Hospitals sugerem que os proprietários retenham alimentos por pelo menos 12 horas antes do exame.
Cooperação Kitty
Alguns gatos vão precisar de sedação durante o procedimento, porque exige que eles se deitem de costas por um longo período de tempo, de acordo com Vetinfo. Isso não é doloroso ou desconfortável; simplesmente não é algo que a maioria dos gatos faz muito bem para os minutos 30 a 60 necessários para concluir o procedimento. Kitty é colocado de costas na cama em forma de V e é mantido no lugar por um assistente veterinário, explica Cat Care Clinic. A menos que um gato se torne excessivamente ansioso, a anestesia geralmente é desnecessária.
O que garante um ultrassom
O uso mais comum de ultra-som em todos os mamíferos do sexo feminino é verificar o crescimento de um feto. O mesmo se aplica aos gatos - especialmente aqueles usados em programas de criação caros ou estudos de pesquisa. Mas essa não é a única razão. O procedimento é frequentemente usado quando um gato sofre de perda de peso inexplicável, doenças renais, hepáticas ou gastrointestinais, pancreatite, problemas na bexiga ou câncer, segundo a Cat Care Clinic.
Custo
Um ecocardiograma felino - ultra-som do coração - custa $ 100 para $ 500, de acordo com Quanto custa? Algumas clínicas têm equipamentos mais avançados do que outros, aumentando suas despesas gerais fixas. No 2011, o VCA Antech Animal Hospital, em Los Angeles, ofereceu ultrassonografia abdominal ambulatorial sem qualquer consulta por US $ 200. Usando serviços de ultra-som para diagnosticar problemas de saúde do seu gatinho pode ser um empreendimento caro, testando seu compromisso financeiro com seu amigo felino.