Dicas Sobre Assertividade No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Asseverar opiniões sem agressividade demonstra habilidades de liderança.

Em um local de trabalho, você é obrigado a se deparar com situações com supervisores e colegas que fazem você querer gritar. Talvez o seu chefe tenha o hábito de chamá-lo para discutir tarefas no 5: 00 pm, assim como você está prestes a sair pela porta. Ou, você tem que lidar com o colega de trabalho que pensa que você é a pessoa 'vá para' para jogar tarefas mundanas. Se você não expressar suas frustrações construídas, você se sentirá ressentido. Dizer "não" de forma assertiva, sem agressão, capacita você como líder para lhe dar controle e sanidade em seu local de trabalho.

Agressão

Lidar com um colega agressivo e irado no local de trabalho pode ser intimidante. Infinite Ideas, a autora de "Be Assertive", recomenda levar seu colega de trabalho barulhento e emotivo para uma área privada e afirmar-se com uma voz calma e sem confronto. Lembre-se de que sua voz calma e assertiva contra sua voz hostil, ameaçadora e manipuladora é a força que impede que a situação se agrave. Reconheça que você entende que ele está chateado e com raiva e deixe-o saber que você expressará seu ponto de vista quando ele estiver pronto para ouvir. Lembre-o de que ambos têm opiniões igualmente importantes.

Comunicação

Durante uma discussão acalorada em uma reunião de escritório, todos têm o direito de expressar sua opinião não apenas aqueles com a voz mais alta. Alguns colegas de trabalho tendem a dominar rudemente interrompendo. Se um colega de trabalho tentar interrompê-lo, o Reader's Digest, uma revista da família, sugere que você se afirme levantando a voz e continue falando. Se o seu colega assertivo erguer sua voz mais alto que a sua, neutralize sua interrupção grosseira levantando seu dedo indicador como um gesto para indicar que você ainda não terminou. Se ela continuar a interromper, levante a mão e diga: "Com licença, tenho o direito de falar".

Prática

Todo mundo tem sua própria fraqueza quando se trata de ser assertivo no trabalho. Pode ser pedir ao seu chefe um dia de folga ou falar em uma reunião. Ser assertivo vem com a prática. Escreva um roteiro e consulte-o antes de fazer suas declarações para lhe dar um impulso de confiança. Oportunidades no local de trabalho para afirmação são infinitas. Careerealism.com, um website de carreiras, recomenda identificar áreas que o deixam desconfortável. Para se divertir, aproveite essas oportunidades para falar. Pense nisso como desenvolvimento de carreira.

Não se preocupe em não ser apreciado

Se ser gentil significa assumir mais tarefas do que você pode lidar em um ambiente de trabalho por medo de não ser apreciado ou por medo de perder seu emprego, é um preço alto a pagar. Afirmar-se pode mantê-lo necessário e valorizado no local de trabalho sem assumir muito. O Selfimprovementzone.com recomenda afirmar-se assim que alguém o atingir em uma situação como jogar no seu colo um novo projeto para o qual você não tem tempo. Diplomaticamente, você poderia dizer: “Eu adoraria ajudar você, mas tenho prazos para cumprir e não poderei oferecer meu melhor serviço ao seu projeto que merece legitimamente”. Sua afirmação diz que você ainda é legal mas não pode ser pisado.