Músculos verdadeiramente fortes são flexíveis, não rígidos.
Seja você uma rainha Zumba, girando, correndo ou kickboxing, seus músculos inevitavelmente lhe dirão para desacelerar. E cabe a você ouvir e tratá-los corretamente. Se você não fizer isso, você se arrisca a se ferir. Ouvir as dicas do seu corpo pode ser uma lição difícil de aprender, especialmente se você se sentir compelido a ir à academia todos os dias e se exercitar por horas a fio. Tratar-se com algum descanso e relaxamento pode ser o melhor movimento.
Implementar RICE - repouso, gelo, compressão e elevação - ao primeiro sinal de dor muscular. Usado frequentemente como tratamento de primeiros socorros para lesões agudas, o protocolo RICE também funciona para a dor geral. Alguma ternura é um sinal de que você desafiou seus músculos. Outras vezes, dor e rigidez indicam lesão. Existe uma linha tênue entre dor e dor. De qualquer maneira, o RICE é um bom tratamento.
Para realizar o RICE, descanse os músculos rígidos, aplique gelo na área por cerca de sete minutos, comprima levemente o músculo com uma bandagem para diminuir o fluxo excessivo de sangue para a área e, se puder, eleve a área lesada usando um travesseiro. Então é hora de colocar um filme ou tirar uma soneca.
Estique por pelo menos 10 minutos no final do treino. Se você tem apenas 45 minutos para completar o seu treino na academia, pare depois de 35 minutos e estique, especialmente os principais grupos musculares, como os isquiotibiais, quadríceps, costas, peito e ombros.
Se a idéia de perder o tempo de treino para alongar faz você se encolher, considere fazer ioga duas ou três vezes por semana. Você pode acessar ótimas sessões de yoga em academias, centros comunitários e até mesmo na Internet. Uma aula de ioga lhe dará a oportunidade de se alongar.
Receber uma massagem. Se você não puder, faça você mesmo. Uma massagem profissional é uma boa abordagem para reduzir a inflamação e relaxar os músculos duros. Massagem regular é ainda melhor. Se o seu orçamento não permitir uma massagem profissional, direcione os pontos doloridos com um rolo de espuma, um produto barato que a massagem e os fisioterapeutas recomendam aos clientes para auto-massagem. Passe pelo menos 10 minutos após o treino em áreas doloridas e grandes grupos musculares. O rolo de espuma também ajuda a aliviar a rigidez geral das costas.
Misture seus treinos. Exercícios repetitivos como corrida, natação e ciclismo exigem muita energia dos mesmos músculos. Sobrecarregar os músculos como este geralmente leva à rigidez e perda de amplitude de movimento. Tente um treino de boot camp, aula de dança ou sessão de artes marciais. Isso pode ajudá-lo a usar diferentes músculos, ao mesmo tempo em que dá uma pausa nos músculos usados em excesso.
dicas
- Estique os músculos após o exercício quando os músculos ainda estiverem quentes.
- Programe dias de descanso e períodos de treinamento mais leve em seu plano de treinamento.
- Se você tiver sinais de overtraining, consulte o seu personal trainer e seu médico.
- Diga ao instrutor se você é novo na aula ou tem uma lesão.
Aviso
- Experimentar um novo esporte pode aumentar o risco de lesões; tenha sempre cuidado ao iniciar um novo regime de exercícios.