A declaração de falência pode ser esmagadora, especialmente para os recém-casados. Enquanto você normalmente pode manter seu veículo se você arquivar a bancarrota do capítulo 13, seu carro pode estar em perigo se você arquivar para a proteção de bancarrota do Capítulo 7. As medidas que você deve tomar para proteger o carro dependem da sua situação, bem como das leis de falência do estado.
Carros em falência
Assim que você arquivar para a bancarrota do capítulo 7, uma estadia automática impede que qualquer credor com uma garantia sobre o seu veículo de reintegrá-lo. Mesmo que um credor já tenha recuperado o veículo, a permanência automática o impede de vendê-lo para recuperar a dívida. Em qualquer caso, o administrador da falência pode apreender o veículo, vendê-lo e usar os recursos para pagar seus credores.
Isenção de veículo estatal
Cada estado tem um conjunto de isenções que se aplica aos devedores em falência. Cada isenção permite que o devedor remova certas propriedades do processo de falência. Se seu estado tem uma isenção para veículos, você pode usá-lo para proteger seu carro durante a falência. No entanto, a maioria das isenções de veículos do estado colocam um limite no valor do veículo isento. Se o seu carro vale mais do que o limite, o administrador irá apreender o carro, pagar o valor da isenção para você e usar o valor restante do carro para pagar seus credores.
Isenção de curinga
Se o seu estado não tiver isenção de veículo, ou se o valor do seu carro exceder o limite, você poderá usar uma isenção de wildcard para manter o carro. Uma isenção "wildcard" é uma isenção de falência que os devedores podem usar para isentar qualquer propriedade de sua escolha do processo de falência, desde que o valor da propriedade escolhida não exceda o limite do curinga. Você pode usar o curinga por si só ou, se o seu estado oferecer ambos, você pode usá-lo em combinação com uma isenção de veículo.
Pague a diferença
Se o seu veículo exceder todas as exceções permitidas, você poderá protegê-lo pagando a diferença ao seu fiduciário. Por exemplo, se o seu estado permitir que você isente veículos no valor de até $ 5,000 e possua um veículo no valor de $ 8,000, você poderá oferecer ao seu administrador $ 3,000 em troca da permissão para manter o carro.