Teste Seu Vinho Iq

Autor: | Ultima Atualização:

Este teste deve ser realizado enquanto sóbrio.

1. Quando um garçom lhe serve um vinho, você deve:
uma. Cheirar a rolha e tomar um gole do montante de degustação que foi derramado para você.
b. Cheirar a rolha, jogá-lo sobre o ombro para uma boa saúde e verifique o rótulo para se certificar de que é o vinho que você pediu.
c. Coloque a rolha de lado, verifique o rótulo para se certificar de que é o vinho que você pediu, em seguida, cheirar e saborear a quantidade que foi derramada para você.
d. Coloque a rolha de lado e ofereça a um dos seus parceiros de jantar o primeiro sabor do vinho que foi servido para si.

A resposta correta é c) Coloque a rolha de lado, verifique o rótulo para se certificar de que é o vinho que você pediu, em seguida, cheirar e saborear a quantidade que foi derramada para você.

-------------------

Smarts Vinho: Claro, se uma rolha estiver excessivamente seca, isso pode significar que o oxigênio vazou na garrafa e estragou o vinho, mas se é isso que está errado com o vinho, você vai prová-lo de qualquer maneira. Em vez disso, quando o garçom lhe apresentar a garrafa, olhe para o rótulo e certifique-se de que é a marca e o ano que você pediu. (Misturas acontecem e você não quer uma surpresa de preço quando você recebe a conta.) Então, se você selecionou isto, faça as honras levando a donzela cheira, gire e sorve!

Bom vinho ... Foi ruim
Gosto de algo "funky"? Se você tomar um gole e descer como o vinagre - não seja tímido - mande a garrafa de volta. O bom vinho comporta-se mal em raras ocasiões devido a uma rolha de cortiça (que levou alguns produtores de vinho respeitáveis ​​a introduzir rolhas de plástico ou tampas de rosca).

2. O que é uma "denominação"?
uma. Uma cadeia de montanhas onde as uvas são cultivadas.
b. Uma região produtora de vinho definida por certas características geográficas.
c. O nome da variedade de uva da qual o vinho é.
d. O sabor das maçãs que permanece na boca quando um vinho é engolido.

A resposta correta é b) Uma região produtora de vinho definida por certas características geográficas. A denominação é na verdade um termo francês para uma região. Na França (e em outros países europeus, como Espanha e Itália), os vinhos são classificados por região; na América, eles são principalmente agrupados por uva (Merlot, Chardonnay, etc.).

-------------------

Smarts Vinho: Uma denominação específica terá suas características específicas de solo, clima, sol, qualidade da água e contorno (também conhecido como "terroir"). Todas essas variáveis ​​afetam o sabor do vinho. Se você gosta de um determinado vinho - seja europeu, americano ou australiano - verifique o rótulo para ver de que região ele vem. Da próxima vez que você estiver vasculhando as lojas de vinho, é uma aposta segura que se você gosta de um vinho de uma determinada área, outros da mesma área também serão um sucesso.

3. Qual é a diferença entre Shiraz e um Syrah?
uma. Nada: são dois nomes para a mesma uva.
c. Um Shiraz é um vinho tinto muito mais encorpado que o Syrah frutado.
b. Um Shiraz é um chapéu especial de vinicultor; um Syrah é um vinho branco fresco.
d. Nenhuma das acima.

A resposta correta é a) Nada: Eles são dois nomes para a mesma uva. Só para fazer você pensar que o conhecimento do vinho é mais evasivo do que realmente é, na Austrália, a uva é conhecida como Shiraz, e na França, é chamada Syrah. Nos EUA (ainda mais confusamente), é chamado ambos.

-------------------

Smarts Vinho: Shiraz / Syrah é uma clássica uva vermelha Rhône supostamente trazida de Shiraz na Pérsia no século XIV. Identificada por uma característica fragrância de pimenta preta, a Shiraz prospera no clima quente da Austrália, nos EUA, no norte da França e, cada vez mais, na África do Sul. Você ganha muito dinheiro com o Shiraz, já que a maioria das garrafas custa US $ 15. Outra uva de personalidade dividida? Pinot Grigio e Pinot Gris são basicamente nomes italianos e franceses para a mesma coisa - uma uva tipicamente produzindo um vinho branco seco e muito crocante.

4. O vinho branco combina bem com ______. O vinho tinto combina bem com ______.
uma. Sushi; Satay de Carne Bovina.
b. Bolacha Jack; pipoca amanteigada.
c. Nenhuma das acima.
d. Tudo acima.

A resposta correta é d) Todas as opções acima. Deixe de lado o livro de regras quando se trata de combinações de comida e vinho. O juiz supremo do que combina com o que é seu paladar.

-------------------

Smarts Vinho: O pensamento antigo era de aves e peixes com carnes brancas e vermelhas com vermelho, mas isso era antes de haver uma variedade de tintos e brancos na frente do vinho. Hoje você pode encontrar um Chardonnay que se realizará com comidas étnicas, como um prato de cordeiro marroquino, ou encontrar um Syrah que combine perfeitamente com salmão grelhado. Equilibre o peso do vinho com o peso da comida e seu paladar ficará feliz. Até lanches em frente à TV parecem sofisticados com um copo de vinho certo. Ainda não tem certeza de qual vinho escolher? Diga ao seu sommelier ou dono de uma loja de vinhos o que você está comendo e peça-lhes para orientá-lo na direção certa. Há uma tonelada de vinhos com preços moderados para experimentar.

5. O que significa chamar um vinho tânico?
uma. Isso significa que é um pouco salgado.
b. Isso significa que é um pouco doce.
c. Isso significa que é um pouco amargo.
d. Isso significa que acabou de voltar de um fim de semana em Cabo.

A resposta correta é c) Isso significa que é um pouco amargo. Mas às vezes isso pode ser uma coisa boa.

-------------------

Smarts Vinho: O tanino é um ácido encontrado predominantemente nos vinhos tintos. É derivado principalmente de casca de uva, sementes e caules, mas também de barris de carvalho. O tanino atua como um conservante natural que ajuda a envelhecer e se desenvolver. Enquanto um vinho é equilibrado, os taninos estão lá para manter os vinhos tintos robustos. Certos vinhos são mais tânicos do que outros, e isso afetará o tipo de comida que você serve com eles. Para suavizar os taninos em um vinho e realçar seu frutado, misture com alimentos ricos em proteínas e gorduras (pense em bife au poivre, Queijo azul Maytag, fois gras) que reveste a língua e alisa os pontos ásperos.

6. Os vinhos brancos devem ser servidos ____ e os vinhos tintos devem ser servidos _____.
uma. Durante o dia; à noite.
b. Muito frio; à temperatura ambiente.
c. À mesa; na cama.
d. Frio; à temperatura ambiente ou ligeiramente frio.

A resposta correta é d) Fria; à temperatura ambiente ou ligeiramente frio.

-------------------

Smarts Vinho: Não há nada como um copo de Sauvignon Blanc fresco e frio em uma noite de verão (ou a qualquer hora, para esse assunto). Frio, isto é, não congelado. Quando um vinho branco fica muito frio, paralisa o seu paladar - você não será capaz de discernir os sabores. Quanto aos vinhos tintos, a temperatura ambiente é a regra geral - especialmente para os tintos mais encorpados. Você também pode querer derramar seu vinho tinto em um decanter para deixar o ar entrar e para suavizar os taninos (sua coisinha suave!). Dito isto, muitos vermelhos mais claros, como um Pinot Noir leve, podem se beneficiar de uma leve refrigeração (digamos, 10 minutos) em um balde de gelo.

7. O que é o Noble Rot?
uma. Deixando um vinhedo se decompor para dar lugar a um novo varietal.
b. Um molde causado de propósito para fazer um vinho concentrado.
c. Um jogo de bebida onde os participantes bebem vinhos de sobremesa.
d. Nenhuma das acima.

A resposta é b) Um molde causado de propósito para fazer um vinho concentrado.

-------------------

Smarts Vinho: Você é um verdadeiro fanático por vinho se souber a resposta: O Noble Rot (ou Botrytis cinerea) é um fungo ou fungo intencionalmente cultivado que ataca as uvas sob certas condições climáticas (manhãs frias dando lugar a tardes quentes) e as provoca. para murchar, concentrando profundamente os sabores, açúcar e ácido.
Um dos exemplos mais famosos de seu uso é nas vinícolas de Sauternes, na França - que é conhecida por seus incríveis vinhos de sobremesa.

8. O que significa quando você vê o termo "Meritage" em um rótulo de vinho?
uma. O vinho é o melhor que a vinícola produziu.
b. O vinho é francês e recebeu altas honras.
c. O vinho é um vinho misturado ao estilo Bordeaux.
d. O vinho é rico em açúcar residual e tem sabor "suave".

A resposta é c) O vinho é um vinho misturado ao estilo Bordeaux. Na verdade, é um termo fabricado - combinando "mérito" com "herança".

-------------------

Smarts Vinho: Você só verá o termo "Meritage" em garrafas de vinho americanas. Ele é usado para descrever vinhos blended Bordeaux, vermelho e branco. A palavra inventada surgiu da necessidade de nomear vinhos que não cumprissem requisitos mínimos de rotulagem para varietais (por exemplo, 75 por cento da variedade de uva nomeada). Para os tintos, as uvas permitidas são o Cabernet Sauvignon, o Merlot, o Cabernet Franc, o Petite Verdot, o Gros Verdot, o St. Macaire e o Malbec; para os brancos, Sauvignon Blanc, Sauvignon Vert e Semillon.

9. Na fala de champanhe, o que é um cuvee?
uma. A mistura finalizada de um champanhe.
b. Suco de uva não fermentado.
c. Um distrito de cultivo de uvas.
d. Uma garrafa de champanhe voluptuosa.

A resposta é a) A mistura final de um champanhe. Quando você vê a palavra "cuvee" em uma garrafa, é basicamente um sinônimo para a mistura especial de champanhe - a combinação secreta de uvas da empresa que resulta em seu sabor característico. Os produtores de vinho da região de Champagne da França gastaram mais de 300 anos recebendo suas fórmulas apenas para a direita, então eles merecem adereços.

-------------------

Smarts Vinho: Todo o processo de tomada de champanhe começa quando as uvas são abatidas a partir de um distrito específico de cultivo de uvas. Depois que eles são pressionados, eles são considerados "must" ou suco de uva não fermentado. O primeiro processo de fermentação leva o suco e transforma seu açúcar em álcool; a segunda fermentação adiciona as bolhas de CO2 efervescentes. Em seguida, o vinho tem que definhar por lei por um determinado período de tempo - e, finalmente, conseguimos estourar a rolha!

Além do espumante francês, há um número de excelentes vinhos espumantes (o termo genérico) no mercado: Prosecco da Itália, Cava da Espanha e uma variedade dos EUA. Como há tantos Champagnes e espumantes a preços acessíveis disponíveis, você deve aproveitar regularmente - não espere por uma ocasião especial!

10. Qual vidro é não recomendado para servir um Pinot Grigio?
uma. Um grande tamanho de balão de vidro.
b. Um copo de tamanho médio com uma borda fina.
c. Uma flauta.
d. Um copo em forma de tulipa.

A resposta é c) Uma flauta. As flautas são feitas com uma função gloriosa em mente: servir champanhe e espumantes. A forma alta e estreita deste tronco sexy, combinada com sua boca pequena, contém bolhas para que elas se movam lentamente e retenham sua efervescência.

-------------------

Smarts Vinho: Como um Pinot Grigio não é um vinho espumante, ele pode ser servido em qualquer um dos outros tipos de copos mencionados. Os especialistas recomendam que os óculos sejam espaçosos (o suficiente para rodar), de lábios finos, e que tenham tigelas em forma de tulipa (mais estreitas na parte superior e mais largas na parte inferior para focar os aromas). Um conjunto de taças de vinho para todos os fins, com bons preços, é bom para brancos e tintos; apenas evite os super-baratos feitos de vidro mais grosso. (O vidro grosso distrai você da experiência de degustação - quando você toma um gole, sua boca está em contato com uma borda pesada, e é isso que seu cérebro está registrando, não o vinho.) Claro, se você deve ter aqueles Riedel- degustação de copos para ocasiões especiais, conecte-se!

-------------------

Funcionalidade de pontuação:

1-4 direito Algo nos diz que você se sente mais confortável pegando uma Heineken fria do que um copo de vinho. Nós não temos um problema com isso, mas se você fizer esse teste, você pode ter um grande futuro de vinhos à sua frente. Comece com frequentes visitas de campo à sua loja de vinhos local e torne-se o cliente inquisitivo. Experimente com diferentes vinhos (e experimente-os com alimentos diferentes) até sentir o que gosta. Você pode se surpreender com o quão bem um vinho tinto robusto pode reanimar costelas assadas salgadas.

5-7 direito Não é muito pobre. Você deu uma gorjeta na garrafa, mas pode levar seu conhecimento para o próximo nível: por que não ir à faculdade de vinhos com sua esposa? Procure um curso de vinho no seu centro de culinária local ou universidade. E se você está em Aspen ou Daytona Beach, você sempre pode explorar a cena do vinho local, verificando localwineevents.com.

8-10aqui mesmo! Você já é um verdadeiro conhecedor de vinhos. Se você adora tanto a videira, considere juntar-se a um clube de vinhos (tente wineclub101.com) e construir sua própria coleção. E talvez haja uma viagem para o país do vinho no seu futuro? Nós amamos Gallo da Sonoma's Tasting Room em charmoso Healdsburg, Califórnia, para uma experiência educacional (sem mencionar o estilo - espere até que você veja o design deste lugar!): Galloofsonoma.com/taste_gallo_of_sonoma.asp?id=87