
As contas bancárias devem ser fechadas o mais rapidamente possível após uma morte, para evitar problemas futuros.
Quando as pessoas morrem, entre as coisas que deixam para trás estão as contas bancárias que devem ser fechadas em tempo hábil. Deixar a conta aberta não é uma boa opção, pois pode haver saques a descoberto e depósitos de benefícios que devem ser devolvidos. Você terá que trazer a documentação adequada para o banco para fechar a conta.
Dizendo ao banco
Um membro da família ou representante legal precisa entrar em contato com o banco assim que possível sobre a morte do titular da conta. O banco também precisa de uma cópia do atestado de óbito oficial, que você pode enviar pessoalmente ou por fax. O banco manterá uma cópia do certificado em arquivo no caso de os beneficiários pedirem os fundos.
Liberando Fundos
O beneficiário precisa mostrar ao banco uma Carta de Compromisso para o executor do imóvel, ou uma Declaração de Propriedade. Eles podem pedir ao banco a herança ou fechar a conta, mas o banco não cederá sem ver um desses documentos oficiais. Se o falecido compartilhou a conta com outra pessoa, como um cônjuge ou irmão, não é necessária documentação. Depois que todos os fundos acabarem, a conta é oficialmente fechada.
Depósitos
As retiradas são congeladas assim que o banco souber da morte. Não há tal retenção em depósitos. Ninguém, a não ser o correntista ou seu executor ou fiduciário legalmente designado, pode obter o dinheiro, portanto, ele estará seguro até que a conta seja fechada. Em alguns casos, o falecido pode ter recebido depósitos eletrônicos regulares, como benefícios do governo, como deficiência ou previdência social. A família deve informar a agência em questão para parar os pagamentos, ou eles continuarão até que a conta seja oficialmente fechada. Isso pode resultar em pagamentos que devem ser devolvidos e muita burocracia desnecessária.
Pagamentos automáticos
Os bancos não fecham as contas correntes configuradas para entregar pagamentos automatizados. Se o fizessem, o devedor deixaria de pagar sua dívida e o credor não receberia os pagamentos devidos. No entanto, esses pagamentos automatizados podem reanimar uma conta fechada. Os pagamentos continuarão saindo, o que pode deixar a família sobrevivente com mais problemas financeiros para limpar. Verifique os extratos de conta do falecido e procure por pagamentos mensais automáticos. Se você vir algum, terá que notificar o credor e fazer novos arranjos para pagamento.




