Equipes multiculturais são bem-sucedidas quando se ajustam à comunicação e às diferenças culturais.
Se você já fez parte de uma equipe de trabalho multicultural, talvez tenha experimentado a excitação de idéias rápidas ou a frustração de desentendimentos. Essas equipes podem realmente se beneficiar da variedade de perspectivas trazidas como resultado dos diferentes históricos e experiências dos membros. Equipes multiculturais também enfrentam desafios que equipes menos diversas não encontrarão. Se o inglês é o idioma preferido e nem todos os membros são fluentes, os esforços para avançar podem ser interrompidos. As diferenças culturais também podem resultar em mal-entendidos ou falhas de comunicação. Trocar informações e idéias pode se tornar frustrante à medida que os membros tentam individualmente descobrir exatamente o que está sendo dito ou sugerido. Esforços devem ser tomados para preencher essas lacunas precocemente, e os problemas podem precisar ser revisitados mais tarde.
Definir as normas da equipe
Quando qualquer equipe é reunida pela primeira vez, os membros precisam de algum tempo para se ajustarem ao trabalho e aos hábitos de comunicação uns dos outros. Em um ambiente multicultural, esse ajuste pode incluir coisas aparentemente inócuas, como se os subordinados podem ou não falar diretamente com os superiores. Os líderes devem levar algum tempo para estabelecer as normas da equipe. O uso de coloquialismos que tenham significados exclusivos para uma região local deve ser evitado. Os termos de gírias também devem ser eliminados das comunicações no local de trabalho. Mesmo que todos os membros da equipe sejam fluentes em inglês, o coloquialismo e as gírias não têm o mesmo significado para todos os falantes de inglês.
Recalibrando Normas
As normas da equipe podem precisar ser recalibradas periodicamente à medida que mais lacunas são reconhecidas. A falta de fluência no idioma pode aumentar o estresse ao longo do tempo. Os membros da equipe para quem o inglês é uma segunda língua, ou ESL, devem gastar tanto ou mais esforço cognitivo na compreensão quanto na tarefa em mãos. Suas constantes tentativas de decifrar as comunicações verbais e escritas podem impedir que o trabalho seja feito tão rápida ou efetivamente como deveria, e isso também pode fazer com que os colegas percebam que são incompetentes. A frustração que resulta ao longo do tempo pode criar uma atmosfera de desconfiança.
Peer-to-Peer Confidantes
Se um membro da equipe estiver em silêncio, deve-se dar um esforço para determinar o motivo. Este esforço não é inteiramente da responsabilidade do gerenciamento. Os pares podem realmente ter mais sucesso em descobrir o problema. Em algumas culturas, as pessoas estão acostumadas a trabalhar dentro de canais de comunicação hierárquica, enquanto outras culturas podem atribuir menos importância a status ou títulos. Os membros da equipe com uma mentalidade hierárquica só podem falar com os colegas. Em nível gerencial, isso pode impedir o compartilhamento de informações com a equipe. Em nível de equipe, isso pode impedir que o gerenciamento entenda totalmente as necessidades da equipe.
Capital social
Todos os funcionários em ambientes multiculturais devem investir algum capital social na compreensão dos estilos de trabalho e comunicação de seus colegas e líderes. A frustração pode ocorrer quando algumas nuances são reconhecidas, como percepções de papéis ou hierarquias de gênero; mas investir tempo para ajudar os membros da equipe a se ajustarem às expectativas locais mais novas aumentará a boa vontade e ajudará a tornar o ajuste bem-sucedido. Quando você vir membros da equipe de ESL cometer erros de comunicação, forneça feedback útil. Preste atenção não apenas ao que está sendo dito, mas como está sendo dito, e não tire conclusões precipitadas. Você precisa decifrar as mensagens que os membros da equipe estão enviando, tanto quanto eles precisam para decifrar o seu.