Etapas Do Conflito No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

O conflito no local de trabalho pode afetar você, seu trabalho e sua empresa.

Coloque duas ou mais pessoas juntas em uma sala e pode resultar em conflito. É da natureza humana ter uma opinião, e se alguém não valoriza a sua opinião ou você não valoriza a sua, você pode se encontrar em conflito. Conflito em casa é um problema da família. Conflito no local de trabalho pode se tornar o problema de toda a empresa. Quer você enfrente conflitos no trabalho, direta ou indiretamente, seu próprio desempenho no trabalho pode ser afetado - e isso pode fazer com que você leve o conflito para casa. Felizmente, entender a natureza do conflito pode ajudá-lo a evitar que uma situação ruim se agrave.

Ingredientes para Conflito

Sempre que pessoas com diferentes opiniões, objetivos, crenças e origens precisam trabalhar juntos, você tem os principais ingredientes para o conflito. conflito. Como você mistura esses ingredientes faz toda a diferença. Os gerentes devem fazer questão de fornecer objetivos e instruções claras para evitar oportunidades de interpretações erradas - e opiniões divergentes sobre o que a equipe deve realizar e como isso deve ser feito. O conflito pode ser evitado com uma boa liderança e abordagens de formação de equipes que aproveitam essas diferenças e as canalizam para um resultado positivo.

O ponto de inflexão

Um ponto decisivo ocorre quando o ingrediente final do conflito faz com que a mistura entre em erupção. O gatilho pode vir das ações de um dos membros da equipe, ou pode ser a gota d'água depois que uma série de eventos cria emoções intensificadas. O catalisador inicial poderia simplesmente envolver a contratação de funcionários com personalidades concorrentes ou um histórico de não cooperar. Um mal-entendido, falta de respeito pelas diferenças culturais, crédito pelo trabalho de outra pessoa ou constrangimento de um colega de trabalho podem ser ou levar a eventos desencadeadores.

Escalonamento

Após o ponto de inflexão, o conflito pode aumentar se nenhuma ação é tomada. Conflito cria tensão no local de trabalho não apenas para os funcionários diretamente envolvidos, mas para todos observando ou interagindo com eles. Um gerente que evita o problema pode ser comparado a um campista que não se incomoda em jogar fora sua fogueira porque é suposto chover. Se a chuva não vem, o fogo pode se espalhar. Uma situação de conflito que não é abordada pode levar a mais conflitos ou fazer com que o dano já feito seja amplificado

Resolução

Na etapa de resolução, cada funcionário deve ter a oportunidade de apresentar seu ponto de vista. Se um conflito atingiu o estágio de escalonamento, a resolução geralmente exigirá a intervenção de um árbitro. O árbitro poderia ser um colega ou um gerente e o processo poderia ser informal ou formal. A arbitragem formal será necessária se as consequências do estágio de escalonamento incluírem reivindicações de assédio ou outras questões legais. O objetivo de um árbitro informal é ajudar os funcionários em conflito a alcançar um compromisso. Um árbitro formal, no entanto, pode estar mais focado em conduzir a uma solução que atenda aos melhores interesses da organização e à saúde geral do local de trabalho.