
No mundo felino, os idosos definem o termo "gato legal".
Por mais que os devotados donos de gatos desejem que seus animais de estimação permaneçam jovens e alegres para sempre, os felinos, como todas as outras criaturas, realmente envelhecem. O envelhecimento parece mais rápido para os seus amigos fofos, devido à sua expectativa de vida mais curta. Fique atento aos sinais de que seu doce companheiro agora é um veterano.
Grooming
Os gatos são famosos por suas rotinas imaculadas de higiene pessoal, lambendo-se pelo que parece ser a maioria de suas horas de vigília! No entanto, esse comportamento geralmente tende a diminuir com a velhice - pense em gatos que têm 10 anos ou mais. Fique atento a pêlos emaranhados, inflamação e, por vezes, até a problemas de odores.
Músculo
Os felinos idosos tendem a gastar muito mais tempo deitado e dormindo quando comparados com os mais jovens - e compreensivelmente isso. Por causa disso, o tônus muscular diminui significativamente. Os gatos idosos são muito menos flexíveis e, portanto, se envolvem em comportamentos como saltos altos e corridas com muito menos frequência.
Perda de Apetite
Não ao contrário dos seres humanos, alguns gatos experimentam problemas com seu olfato junto com a idade avançada. Como parte da alegria de comer envolve cheiro, isso resulta em perda de apetite. Se o seu animal de estimação anteriormente faminto simplesmente não parece mais tão interessado em suas refeições, é muito provável que seja devido à idade. Naturalmente, a diminuição do apetite é muitas vezes acompanhada de perda de peso. Alguns dos problemas de apetite também resultam de dificuldades com os dentes - outro sinal de um gato idoso. Quando comer machuca os dentes, eles param de fazer isso.
Acinzentado
Os gatos idosos também são paralelos aos seres humanos, pois ficam cinzentos! Pêlo cinzento e branco é especialmente comum nas extremidades, como o rosto. Junto com o bonito cabelo grisalho aparecendo, a pele do gato também se afina e fica muito menos brilhante com a idade. Quanto mais escuro o pêlo de um gato é, mais óbvio é o cinza.
Desidratação
Gatos mais velhos requerem mais H20 do que os mais jovens devido à diminuição da atividade renal. No entanto, eles geralmente consomem muito menos devido à redução do apetite - os felinos obtêm muita hidratação dos alimentos umedecidos. Devido a isso, a desidratação é um problema comum em gatos idosos. Se você tem um gatinho sênior, monitorando de forma vigilante sua ingestão diária de água é uma obrigação!
Condições médicas
Os gatos idosos são propensos a muitos problemas de saúde que não são diferentes daqueles que afetam os seres humanos. Estas condições incluem artrite, pressão alta, diabetes, doença hepática, insuficiência renal, problemas auditivos e problemas de visão. Leve seu gato mais velho para exames veterinários regulares, especialmente se você notar quaisquer sinais incomuns. Com alguns TLC, os gatos idosos podem viver vidas fortes e felizes nos próximos anos.




