
Administradores e CEOs precisam de boas habilidades pessoais.
Embora as empresas dependam de vendedores para obter lucros, de publicitários para anunciar produtos e de técnicos de informática para gerenciar hardware e software, eles também precisam da equipe organizacional para manter tudo funcionando, lidando com detalhes administrativos, como documentação e manutenção de registros. Esses funcionários são chamados de administradores. Os administradores podem assumir cargos de gerência, o mais alto dos quais é o diretor executivo.
Administradores
Os administradores, também conhecidos como assistentes administrativos e secretários, lidam com tarefas rotineiras de escritório, como atender telefones, organizar registros de clientes, responder cartas e e-mails, operar máquinas de escritório e apoiar outros funcionários. Eles podem ser os únicos trabalhadores administrativos em um pequeno escritório ou podem formar uma equipe em organizações maiores. Com a experiência, os administradores podem avançar para cargos de gerente de supervisão ou administrativos, encarregados de contratar subordinados, treiná-los e atribuí-los a cronogramas e projetos.
CEOs
Executivos-chefes se encarregam de organizações inteiras estabelecendo metas, desenvolvendo estratégias e políticas e supervisionando orçamentos e finanças. Eles se reúnem freqüentemente com os chefes de departamento para mapear as operações, promover os funcionários para posições de gerência e negociar contratos com fornecedores e clientes. Grande parte de sua tomada de decisão vem da análise de demonstrações financeiras e relatórios de vendas. Em grandes organizações, os CEOs geralmente executam suas tarefas com a ajuda de administradores subordinados, como secretários executivos.
Diferenças
Os CEOs mantêm a responsabilidade final pelo sucesso de suas empresas, e eles têm a autoridade final sobre a direção da empresa e quais produtos e serviços ela foca. Todas as suas tarefas são baseadas em gerenciamento. Eles não se reportam a ninguém, exceto proprietários de empresas ou um conselho de administração. Administradores nos níveis mais baixos lidam com tarefas administrativas. Nos níveis mais altos, eles podem ser responsáveis pelo funcionamento de seus departamentos e funcionários. Em qualquer nível, os administradores geralmente se reportam a gerentes de nível superior.
Semelhanças
Os administradores e CEOs de nível superior se concentram em fornecer liderança e desenvolver maneiras de promover as metas da empresa. Eles contam com informações para tomar decisões e comunicar seus planos por meio de apresentações verbais e relatórios escritos. Tanto os administradores como os CEOs são geralmente responsáveis pelo pessoal subordinado que podem contratar ou demitir, e ambos devem conciliar funcionários, orçamentos, cronogramas e recursos materiais para garantir que suas metas sejam atingidas. Os administradores nos níveis gerenciais podem ser os funcionários mais bem pagos em seus departamentos, assim como os CEOs são os funcionários mais bem pagos de suas empresas.
Considerações
Indivíduos interessados em gerenciar tarefas organizacionais ou preferir áreas de responsabilidade definidas podem querer se tornar administradores. Aqueles que se sentem à vontade para dirigir as atividades de todos os funcionários de uma organização, lidando com grandes recursos e estabelecendo metas amplas, deixando os detalhes para os subordinados, encontrarão cargos de CEO mais a seu gosto.




