Tanto os gatos da floresta norueguesa quanto os gatos siberianos vieram originalmente de locais frios e nevados.
Gatos da floresta norueguesa e gatos siberianos têm muito em comum. Ambas as raças originalmente vieram de lugares onde os invernos são frios e com neve, e desenvolveram características para sobreviver a esses elementos. No entanto, cada raça tem suas próprias características distintivas. As diferenças podem ser leves, mas reconhecíveis.
Origem e Antecedentes dos Gatos da Floresta Norueguesa
Gatos florestais noruegueses chegaram às costas norte-americanas com os vikings. Eles foram trazidos para proteger as reservas de grãos no mar, assim como fizeram em terra de volta para casa. De acordo com a Associação dos Criadores de Gatos, acredita-se que "eles deixaram sua descendência nas costas da América do Norte". Sua origem nórdica foi confirmada; seu nome nórdico era skogkatt, que significa literalmente "gato da floresta", e o CFA diz que de fato "saiu das florestas escandinavas algum tempo nos últimos anos 4,000".
Características do gato da floresta norueguesa
Gatos florestais noruegueses são robustos com um casaco de duas camadas. Na primavera, eles tiram os pêlos brancos e os pêlos mais compridos, fazendo com que pareçam consideravelmente diferentes. Eles têm manes distintas, especialmente em 5 anos ou mais. O CFA diz que "é longo, denso e muito, muito impressionante!" Como os subpêlos, pode afinar no tempo quente, mas enche-se à medida que o ano avança para a queda. Seus casacos podem ter qualquer padrão ou cor, exceto pontos de cor. Gatos de cor mais clara tendem a ter casacos mais grossos com subcapas mais cheias. Gatos da floresta norueguesa também tendem a ter caudas grossas e patas traseiras que são mais longas que as patas dianteiras.
Origem e Antecedentes dos Gatos Siberianos
Siberianos são os gatos da floresta da Rússia. Eles foram mencionados pela primeira vez em um livro chamado "Our Cats and All About Them", de Harrison Weir, no 1871. No entanto, a informação escrita sobre eles é escassa devido à vastidão de seu país de origem e ao fato de que eles eram muito comuns para serem notáveis. Como os gatos da floresta norueguesa, os siberianos são uma raça natural em vez de um homem. De acordo com a CFA, eles foram importados pela primeira vez para os estados no 1990 e aceitos para registro no 2006.
Características do gato siberiano
Enquanto o gato da floresta norueguesa é um gato de pêlo comprido, o siberiano é considerado um gato de pêlo semi-longo. Seu pêlo é mais rico e mais cheio no tempo frio do que no tempo quente, quando é mais curto e menos denso. Como os noruegueses, eles vêm em quase todas as cores e padrões. Eles são ótimos solucionadores de problemas e extremamente ágeis. Eles são tipicamente médios a médios, mas são pesados pelo seu tamanho e parecem fortes. Eles têm camadas triplas. Eles também têm colares abundantes, ou manes. Suas caudas são largas na base e afunilam-se ligeiramente a uma ponta sem corte.