Ciática pode causar dor grave para o seu felino de estimação.
Inflamação do nervo ciático - uma condição chamada ciática - é uma condição médica dolorosa e potencialmente séria para gatos. Sem atenção médica imediata, a condição pode causar danos permanentes. A dor ciática é frequentemente causada por trauma, mas os procedimentos médicos e tumores também podem causar a doença preocupante.
Ficando em seus nervos
Nos vertebrados, o nervo ciático se estende da região lombar do animal até a região inferior do quadril. O nervo ciático contém neurônios motores e sensoriais, tornando-o responsável por detectar estímulos e coordenar movimentos. Inflamação ou lesão do nervo pode causar desconforto, dor e resistência ao uso do membro afetado.
Causas para preocupação
Incidentes traumáticos, como ataques de cães e colisões com carros, freqüentemente danificam o nervo ciático. Mesmo que a lesão inicial não cause ciática, os ossos em cicatrização podem crescer de forma a pressionar o nervo. Em outros casos, os procedimentos médicos levam ao distúrbio. O nervo pode adquirir danos durante a cirurgia de quadril, costas ou pernas. Procedimentos médicos menos invasivos também podem causar ciática, como uma injeção errante nos músculos da coxa caudal que corta o nervo. Além disso, tumores que crescem no nervo ou perto dele podem exercer pressão sobre ele, causando inflamação ou dor.
Sintomas da ciática
Se seu gato favorece uma perna ou exibe sinais de dor nas pernas ou no quadril, consulte seu veterinário imediatamente. Embora seja possível que o seu felino tenha apenas uma lasca, corte ou machucado que a leve a exibir tais sintomas, é importante garantir que a causa não seja algo mais sério. A paralisia parcial dos membros é um dos sintomas mais contundentes, e geralmente indica algum tipo de dano nos nervos, seja ciática ou outra coisa.
Tratamentos ciático e reabilitação
Consulte seu veterinário se você suspeitar que seu gato tem ciática. Casos menores podem resolver por conta própria, dado o descanso adequado. Traumatismo extremo pode rasgar o nervo ciático completamente ou retirá-lo da medula espinhal. As lágrimas completas resultam em paralisia do membro afetado. Os cirurgiões veterinários podem tratar a ciática limpando o tecido cicatricial que envolve o nervo. Após qualquer tratamento cirúrgico, seu veterinário provavelmente prescreverá um regime de reabilitação física, para evitar a atrofia muscular. Alguns veterinários tratam lesões nervosas traumáticas com medicamentos anti-inflamatórios, mas há poucas evidências para apoiar esse tratamento. Durante o processo de cura, é importante evitar que o seu gato danifique o membro afetado arrastando-o ou mastigando-o.