As tatuagens de seus funcionários podem não enviar a mensagem que você procura enviar para sua empresa.
Da manga de tatuagem detalhada que é deixada descoberta pela camisa polo uniforme, à tatuagem de pescoço que parece uma justaposição estranha ao lado da camisa de colarinho e gravata, tatuagens visíveis no lugar de trabalho podem ser uma distração e uma fonte de consternação para empregadores. Se a sua força de trabalho atual parece substancialmente mais coberta do que em tempos passados, ou você está simplesmente cansada de ter a aparência profissional de sua empresa manchada por seus trabalhadores tatuados, adote e imponha uma política de tatuagem para limitar a tinta que preenche sua área de trabalho.
Escreva uma política afirmando que as tatuagens visíveis devem ser cobertas. Como a recusa em contratar pessoas que têm tatuagens é uma ação discriminatória, você deve fornecer uma provisão para pessoas que já tenham tatuagens, dando-lhes a opção de cobri-las de alguma forma. Enquanto algumas empresas optam por compor políticas que proíbem apenas tatuagens ofensivas ou inapropriadas, políticas como essa exigem dependência da interpretação e, portanto, são mais difíceis de aplicar. Ficar com uma política clara de sim ou não é uma escolha muito mais sólida.
Inclua uma justificativa que inclua algumas explicações sobre o motivo pelo qual a política que proíbe a exibição visível de tatuagens é necessária. Inclua essas informações no manual do funcionário imediatamente após a política de tatuagem, explicando por que as tatuagens visíveis teriam um impacto prejudicial em seus negócios. Você poderia, por exemplo, dizer que “é vital que os trabalhadores apresentem uma aparência elegante e profissional para os clientes que eles atendem diariamente”, depois continue, elaborando essa necessidade e explicando como as tatuagens interferem nessa necessidade.
Crie um processo para os funcionários responderem à política. Toda vez que você coloca em prática uma nova política que, de alguma forma, limita os direitos trabalhistas de seus funcionários, você certamente irá irritar algumas penas. Para reduzir os protestos negativos que você pode enfrentar se implementar a política sem primeiro apresentá-la à sua equipe para revisão, permita-lhes um período de tempo para ler - e comentar - a nova política. Esses trabalhadores podem trazer para a mesa algumas ideias viáveis que você pode usar para melhorar sua política. Mesmo que você não opte por mudar nada com base na opinião de seus funcionários, seus funcionários provavelmente apreciarão o fato de que você lhes deu a oportunidade de entrar em contato.
Defina uma data de início para que sua política entre em vigor e anuncie a próxima data de início para os funcionários. Isto é particularmente importante para os funcionários que têm tatuagens visíveis, uma vez que lhes dá tempo para planear o seu procedimento de encobrimento e reduzir a sua capacidade de entrar no dia do início da apólice com a tatuagem mostrando orgulhosamente a ignorância. Se você suspeitar que os trabalhadores podem tentar negar o conhecimento da política, reduza a probabilidade de que isso aconteça fazendo todos os funcionários assinarem uma cópia da nova política e colocando as cópias assinadas em seus arquivos de equipe.
Aplique suas políticas com cuidado. Não é apenas a aplicação equitativa e consistente a única maneira pela qual você realmente realizará sua meta de ver menos tatuagens em seu local de trabalho, também é necessário garantir que sua política não seja uma violação da lei. Muitos estados exigem especificamente que as políticas sejam aplicadas sem exceção para garantir que não haja viés percebido por parte do empregador. A Lei Anti-Discriminação do Colorado, por exemplo, declara especificamente que a aplicação de uma política que proíba tatuagens não é uma violação de facto dos direitos dos trabalhadores à autoexpressão se a política for aplicada de forma generalizada.