Converse com os funcionários em particular sobre conflitos, mantendo sempre o seu profissionalismo.
O icônico empresário Lee Iacocca disse uma vez: "A administração nada mais é do que motivar outras pessoas". Isso é verdade, mas como gerente, você provavelmente descobriu que motivar as pessoas a não brigarem, entrar em lutas pelo poder e dar um ao outro o ombro frio é mais fácil de dizer do que de fazer. Felizmente, alguns métodos testados e comprovados podem reduzir o conflito no seu local de trabalho.
Definir limites
Defina limites firmes para que os funcionários saibam o que constitui um comportamento aceitável no local de trabalho. Esclareça que tipo de comportamento é esperado por ter uma cadeia de comando claramente definida e descrições de trabalho bem pensadas, aconselha o consultor de liderança Mike Myatt em um blog da Forbes.com. O desenvolvimento de liderança e o desenvolvimento de equipes também podem contribuir para um ambiente no qual os funcionários são incentivados a desenvolver e se concentrar em seus atributos positivos.
Cortar o mal pela raiz
Se você sentir que o conflito está se formando, tome medidas para evitar que uma pequena escaramuça se torne uma guerra total. Por exemplo, se você perceber que um funcionário continuamente dirige comentários sarcásticos em outro, sente-se com o empregado com a inteligência mordaz e peça-lhe que o abaixe, direcionando-a para a página apropriada do manual do funcionário, se necessário. Se você não agir agora, o conflito quase certamente aumentará.
perspectiva
Myatt também aconselha tentar entender a perspectiva de cada funcionário. Sempre que surgir um conflito, se você tentar intuir o benefício que cada pessoa tem a ganhar, muitas vezes será mais capaz de resolver o problema. Por exemplo, se dois funcionários estão tendo problemas porque uma pessoa tomou crédito pela idéia da outra pessoa, faça uma anotação mental para dar ao ladrão de ideias mais da afirmação positiva de que ela precisa, certificando-se de que o originador receba o devido crédito.
Modelagem
Modele o comportamento que você deseja ver. Como gerente, você tem mais controle sobre o nível de conflito em seu local de trabalho do que você imagina. Líderes que conduzem suas interações com integridade, mantêm a confidencialidade, evitam fofocas no escritório e tratam cada funcionário igualmente são mais eficazes na prevenção e no enfrentamento de conflitos do que aqueles que se envolvem em conflitos. Conduza-se de maneira profissional, e você estará em terreno sólido quando tiver que mediar um desentendimento.