Com o REBT, o pensamento realista leva a emoções realistas.
Rational Emotive Comportamento Terapêutico, ou REBT - desenvolvido pelo Dr. Albert Ellis em 1955 - baseia-se na teoria de que as crenças de um indivíduo afetam suas emoções. Se você é uma mulher atenciosa com um mestrado ou doutorado em psicologia e completou o treinamento REBT necessário, você pode começar uma carreira ajudando os clientes a aprenderem a romper os sistemas de crença negativos e substituí-los por outros mais positivos. Essencialmente, o seu papel como conselheiro é reorientar as crenças e as respostas emocionais dos seus clientes de uma forma altamente solidária.
Ensinando o cliente
O seu papel como conselheiro REBT é, na verdade, um de um professor atencioso, que transmite técnicas de autogestão ao seu aluno, o cliente. Ao longo de seus ensinamentos, você manterá a filosofia da REBT de que todas as pessoas devem ser aceitas incondicionalmente, independentemente de suas deficiências. Sua empatia, inteligência e conhecimento são as ferramentas que você usa para afastar sua cliente de pensar que ela é uma pessoa ruim por causa de algumas ações ruins. Você fornecerá orientação cuidadosa aos seus clientes, ensinando-os a parar de se “classificarem” ao adotarem uma atitude de auto-aceitação. Sua compaixão e habilidade ajudarão os clientes a obter controle sobre o diálogo interno negativo e substituí-lo por um processo de pensamento mais realista e racional.
técnicas
O REBT incorpora processos específicos que você dominará como conselheiro. O principal deles é o princípio ABC. Refere-se a: Ativando evento; Processo de crença ou pensamento; e, conseqüências emocionais. Ao colocar este princípio em prática, você determinará o que é ou foi o evento desencadeador, a crença ou o pensamento que se seguiu e as emoções vivenciadas posteriormente. Depois de explorar o princípio ABC com o cliente, você se envolve em “disputa cognitiva”, em que você usa perguntas para refutar a lógica defeituosa do processo de pensamento do cliente. Então você conduz o cliente através de "disputa imaginal", pedindo-lhe para vir com mais auto-fala positiva. Você pode fornecer ao cliente um “cartão de controle emocional”, uma espécie de lista de dicas que relaciona respostas internas apropriadas e inadequadas a uma variedade de situações, que ela pode levar consigo.
Irracionalidade versus racionalidade
Carreiras tão gratificantes como esta - em que você está fazendo diferenças positivas na vida dos outros - podem ser difíceis de encontrar. Uma combinação imbatível de conhecimento e bondade será usada para ajudar pessoas que possam exibir qualquer número de crenças irracionais. Essas crenças incluem: “É absolutamente essencial ser amado ou aprovado por toda pessoa significativa em minha vida;” “É uma catástrofe terrível sempre que os eventos não ocorrem como eu esperava;” e “O passado determina meu presente comportamento e, portanto, não pode ser mudado. ”Mais pensamento racional poderia ser:“ Nem todas as pessoas na minha vida vão amar ou aprovar de mim; ”“ Não é o fim do mundo se algo não acontecer exatamente como eu esperava; "e eu não tenho que seguir servilmente o que aconteceu no passado; tenho o poder de mudar as coisas."
Objetivos do Conselheiro
Algumas das metas que você pode trabalhar para alcançar como um conselheiro REBT incluem, em primeiro lugar, ajudar as pessoas a viverem vidas mais produtivas e felizes. Há outras metas que você pode realizar, como ajudar seus clientes a entender que as situações em si não criam dificuldades; em vez disso, as crenças da pessoa e os pensamentos subsequentes podem causar problemas. Você pode ajudar seus clientes a perceber que os desastres não ocorrem apenas porque um desejo não é alcançado e ensiná-los a responder apropriadamente a diferentes situações, encorajando-os a se aceitarem e construindo uma tolerância dos outros como um meio para vidas mais gratificantes. .