
Os galgos adoram correr, mas correr muito pode causar rabdomiólise por esforço.
Rabdomiólise de esforço, às vezes chamada simplesmente de rabdomiólise, é uma condição de esforço excessivo relacionada ao calor. Os galgos podem ser especialmente suscetíveis à rabdomiólise, uma vez que adoram correr e podem potencialmente exagerar se não forem monitorados. Conheça os sinais de rabdomiólise em galgos para que você possa procurar ajuda imediata, se necessário.
Rabdomiólise Exerativa Subaguda
Cães com rabdomiólise por esforço subagudo, o tipo menos grave, correrão mais lentamente do que normalmente. O cão pode mostrar sensibilidade muscular quando suas costas estão palpadas. Se um galgo com rabdomiólise de esforço subaguda tiver que correr novamente no dia seguinte, ela normalmente correrá com um passo encurtado em um esforço para compensar a dor da miosite, inflamação dos músculos. A urina do cão mostrará um nível de pH mais alto se testado e também pode ter níveis elevados de proteína. A urina terá um teste positivo para mioglobinúria, indicando problemas renais. Se um galgo com rabdomiólise subaguda por esforço for adequadamente tratado imediatamente, o cão pode se recuperar totalmente. Se não tratada, a doença pode progredir para os graus mais graves de rabdomiólise.
Rabdomiólise Exertional aguda
Os galgos que têm rabdomiólise por esforço agudo exibirão aflição imediata após o exercício, incluindo a respiração ofegante. O cão com rabdomiólise de esforço aguda reagirá com dor quando os músculos das costas ou dos quartos traseiros forem suavemente massageados. Sua urina pode mostrar uma coloração avermelhada, indicando a presença de sangue, e terá um teste positivo para mioglobinúria.
Rabdomiólise Exerativa Hiperaguda
Os sintomas da rabdomiólise por esforço hiperagudo incluem ofegantes, dor evidente nos músculos, batimentos cardíacos irregulares, tremores nas pernas, fraqueza ou colapso do membro posterior e incapacidade de se deslocar de pé para deitado sem dor. Cães neste estado avançado podem morrer dentro de 48 horas de insuficiência renal se não receberem atendimento veterinário de emergência imediatamente.
Cães Afetados
Cães afetados por rabdomiólise podem ter qualquer idade, desde o filhote até o idoso. Embora ocorra às vezes em corridas de galgos, os treinadores geralmente criam rotinas de exercícios bem organizadas e monitoram seus cães tão de perto que é bastante incomum. A rabdomiólise é mais comum em estados com clima quente regular, especialmente se for acompanhada por altos níveis de umidade. Alguns galgos recém-aposentados que são novos em lares adotivos sofrem rabdomiólise depois de terem permissão para correr livremente por muito tempo, razão pela qual o exercício deve ser limitado e monitorado. Como diz o site Greyhound Companions do Novo México, "os cães não possuem a capacidade de avaliar sua condição física e ajustar seu nível de esforço de acordo", mas você, como proprietário do galgo, pode fazer isso por eles.
Prognóstico para Recuperação
O prognóstico do seu cão depende muito de quanto tempo você procura tratamento. A associação da Brighton Greyhound Owners Association para os corredores aposentados diz que a rabdomiólise requer tratamento veterinário urgente porque pode ser fatal se for ignorada ou se não for tratada a tempo. O tratamento geralmente inclui fluidos intravenosos e resfriamento do corpo do cão da forma mais rápida e eficaz possível, sem induzir os tremores. Cães com rabdomiólise normalmente precisam de um período de descanso de pelo menos algumas semanas para se recuperarem completamente. Cães que são tratados rapidamente podem se recuperar bem, mas os indivíduos diferem e prevenindo completamente o problema é a melhor maneira de abordá-lo. Monitorar o exercício do seu galgo, especialmente durante o tempo quente, é uma parte vital da prevenção e pode ajudar a salvar a vida do seu cão.




