Embora possam ser bem adequados para soldagem, as mulheres representam uma pequena parte do campo.
Com seus maçaricos, metais derretidos e chamas cegantes, a solda pode seja perigoso. É por isso que os soldadores, que usam calor e ferramentas para conectar estruturas metálicas, precisam de treinamento específico, certificação, características físicas e habilidades. As mulheres, em particular, podem ter atributos amigáveis à soldagem, incluindo bom controle das mãos e atenção aos detalhes. No entanto, as mulheres representavam apenas 6% dos soldadores em 2006, segundo a revista americana Welder. O campo também é ideal para mulheres que querem segurança no emprego. O crescimento do emprego deve ser em torno de 15% de 2010 a 2020, de acordo com o Bureau de Estatísticas do Trabalho dos EUA.
Treinamento
Soldadores geralmente precisam de treinamento formal por meio de uma faculdade comunitária ou escola técnica. Pode levar de algumas semanas a meses para concluir um programa, que inclui cursos de matemática em oficinas de soldagem, leitura de planos, layout de tubulações e fabricação estrutural. Os alunos também aprendem sobre corte de chamas, soldagem de chapas grossas, montagem e corte de tubulações, manutenção de equipamentos de solda e preparação para o trabalho. Depois de concluírem seu diploma ou certificado, os alunos podem entrar em campo ou buscar a certificação em uma especialidade de soldagem
Certificação
Com treinamento adicional, os soldadores se qualificam para o trabalho em áreas específicas. Eles podem se tornar soldadores de tubos certificados, construindo tubulações para petróleo e outras fontes de energia. Os soldadores também podem se especializar em processos de soldagem a arco usados em muitas indústrias. Pode levar de 100 a mais horas durante um a três meses para ser certificado. Depois de terminarem o curso, os alunos devem passar no exame. Certificação muitas vezes vem através da American Welding Society. No entanto, a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos e o American Petroleum Institute também certificam soldadores. Até mesmo agências locais certificam soldadores; Los Angeles, por exemplo, qualifica os soldadores com sua Certificação e Licença de Aço Estrutural da Cidade.
Requisitos Físicos
A soldagem exige força e resistência. Muitos empregadores procuram candidatos que possam levantar até 100 libras e carregar 50 libras. Além disso, os soldadores passam horas curvados, ajoelhados, rastejando, andando e em pé. Além disso, a soldagem pode exigir trabalho ao ar livre, com mau tempo ou em áreas internas confinadas. Habilidades motoras finas são críticas. Os soldadores precisam de coordenação mão-olho e a capacidade de manipular tochas e acessórios de soldagem com pequenos movimentos da mão. A visão deve ser 20/20, embora as lentes corretivas sejam aceitáveis. Percepção de profundidade excelente também é vital. Alguns programas de treinamento recomendam um exame oftalmológico antes que os alunos iniciem as aulas. Além disso, os soldadores têm uma taxa acima da média de lesões no trabalho devido a riscos, incluindo metais quentes, luz intensa, gases e partículas finas.
Habilidades
Certas habilidades ajudam os soldadores a obter sucesso no treinamento e no trabalho. Compreensão de leitura é fundamental, porque os soldadores precisam estudar livros didáticos, plantas e revistas de comércio. Além disso, as habilidades de comunicação são importantes, então os soldadores podem falar e escrever para colegas de trabalho e gerentes em termos técnicos. O trabalho dos soldadores também envolve medir com frações e decimais, além de aplicar geometria básica, portanto, as habilidades matemáticas são imprescindíveis. Os soldadores também precisam saber como usar a análise para resolver problemas. Finalmente, as habilidades de computação devem ajudar os soldadores a avançarem à medida que empregadores recorrem a novas tecnologias, como a robótica.
Carreiras
Os 337.300 soldadores do país praticaram em vários setores a partir de 2010. A maioria trabalhava na indústria, 61%. o Bureau de Estatísticas do Trabalho dos EUA. A construção empregava 11%, enquanto os comerciantes atacadistas e as empresas de reparo e manutenção empregavam 5% cada. Empregadores específicos podem incluir empresas de serviços públicos, empresas de defesa, parques temáticos e empresas de petróleo. À medida que adquirem experiência e credenciais, os soldadores podem avançar para posições de alta qualificação, como técnico de soldagem, supervisor, inspetor ou instrutor. Alguns soldadores experientes possuem oficinas de reparo.