Perigos Psicológicos No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

O burnout é um risco psicológico que causa fadiga no trabalho.

Stress, bullying, violência e burnout - estes são os riscos psicológicos muito comuns no local de trabalho. Quando o perigo presente em seu local de trabalho faz com que você odeie um emprego que você amou, fique deprimido, se sinta ansioso ou se retire dos outros ou comece a afetar sua vida pessoal, muitos funcionários simplesmente evitam o trabalho ou desistem completamente. Se não forem corrigidos, esses riscos serão onerosos para os empregadores em termos de absenteísmo, presenteísmo ou "afastamento" no trabalho e baixo desempenho no trabalho.

Estresse

De acordo com um artigo da 2009 de junho pela Organização Internacional do Trabalho, o estresse no local de trabalho é um risco muito comum que, com o tempo, se manifesta em doenças físicas, incluindo úlcera péptica, doença inflamatória intestinal, funcionamento imunológico diminuído e hipertensão. é um fator que contribui para doenças cardíacas. Fatores que comumente contribuem para o estresse no local de trabalho incluem horas excessivas, práticas de gestão não razoáveis, horários de trabalho inflexíveis, um ambiente de trabalho barulhento ou lotado, falta de comunicação organizacional e mudança rápida no local de trabalho.

o bullying

Enquanto algumas pessoas gostam de pensar que o bullying está confinado ao pátio da escola, a dura realidade é que muitas pessoas levam esse comportamento para a vida adulta, e o assédio moral no local de trabalho é desenfreado. O valentão pode ser um colega de trabalho, um supervisor ou até mesmo um vice-presidente, mas as conseqüências são as mesmas - você não quer permanecer em um ambiente abusivo por mais tempo do que o necessário. As mulheres às vezes têm medo de denunciar seus chefes do sexo masculino intimidando-os porque são recebidos com uma recepção casual de "meninos serão meninos", enquanto homens relatam bullying porque acham que seus supervisores os encararão como não-masculinos, especialmente se o valentão for uma mulher. .

Violência

De acordo com um relatório da 2001 University of Iowa de fevereiro, aproximadamente 2 milhões de pessoas estão sujeitas à violência no local de trabalho todos os anos. Enquanto aqueles que trabalham em serviços sociais são as vítimas mais prováveis, a violência é perpetrada nos EUA em todo tipo de organização. Os perpetradores podem ser colegas de trabalho, pacientes ou clientes, mas o efeito é o mesmo - os funcionários tendem a ficar traumatizados e a evitar entrar no trabalho por medo de recorrência. No extremo, ser vítima de violência pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, causando pensamentos assustadores, flashbacks de incidentes violentos ou pesadelos.

Burnout

O burnout ocorre como uma consequência de longa data do trauma no local de trabalho, como a exposição à violência, ao bullying ou ao estresse. Os sintomas do esgotamento incluem fadiga, apatia, falta de satisfação no trabalho e diminuição da produtividade. Se uma pessoa não lida com o que a está queimando no trabalho, é provável que ela se desvincule do trabalho, nutra sentimentos negativos em relação ao chefe ou saia. Às vezes, os locais de trabalho tentam combater o esgotamento administrando pesquisas de satisfação dos funcionários, mas eles só são eficazes se os funcionários forem honestos sobre o que está acontecendo e se a empresa investir em melhorar as coisas.