Produtor Vs. Editor

Autor: | Ultima Atualização:

Os produtores e editores desempenham papéis diferentes nas indústrias do livro e da música, mas compartilham um objetivo comum de obter lucros com um autor ou compositor contratado (o artista). Como escritor de livros ou música, para vender seu trabalho, ele deve ser transformado em um produto utilizável por meio de um processo de produção, e depois comercializado para prováveis ​​compradores por meio de esforços de publicação. Embora seja possível se autoproduzir e publicar-se, produtores e editores profissionais fornecem experiência, especialização, conhecimento do setor, contatos e conhecimentos de negócios que alguns artistas podem não possuir.

Visão geral do produtor vs. editor

Livros e produtos musicais podem assumir diferentes formas e gerar lucro de várias maneiras. De cópias físicas e digitais, partituras, transmissão e uso de filmes a obras derivadas, livros de áudio, toques, compradores de músicas e outros, cada mercado tem diferentes padrões de produtos, práticas comerciais e métodos de pagamento. Produtores e editores profissionais lidam com os aspectos técnicos e de negócios para ajudar o artista a maximizar os lucros e se concentrar na produção de mais livros e músicas.

Papel do Produtor

Produtores musicais são contratados pelo músico, gravadora ou editora de música como gerentes de projeto no processo de gravação. Os produtores trabalham com músicas do início ao fim, fornecem feedback e orientação artística, auxiliam no desenvolvimento e organização de músicas, supervisionam o pessoal do estúdio, as restrições de tempo e orçamento. Os produtores recebem uma taxa de produtor mais uma porcentagem dos pagamentos de royalties recordes baseados em vendas pela parte contratante.

Produtores no mundo dos livros são fabricantes de impressão, contratados pelo autor ou editor para imprimir livros acabados. As impressoras de livros são pagas por unidade de fabricação mais as taxas de instalação aplicáveis ​​e não têm direito à receita de royalties por venda. Algumas impressoras de livros oferecem distribuição por atacado e serviços de atendimento de varejo para os quais são pagas taxas de acordo com a política de preços individual.

Função do editor

Os editores de música geralmente se aproximam de compositores independentes ou são encaminhados pela gravadora para comercializar músicas para os compradores. Os editores de música são contratados principalmente para comercializar músicas, lidar com negociações comerciais e cobrar taxas de licenciamento e royalties residuais - chamados licenças mecânicas e royalties - daqueles que desejam gravar, executar, transmitir ou usar a música. Se o músico não estiver assinado com uma gravadora, alguns editores podem se engajar em desenvolvimento de repertório de artista e música. Os editores recebem uma porcentagem das taxas de royalties de licenças mecânicas concedidas por licenciados ou agências de licenciamento, compartilhando receitas com artistas e / ou gravadoras.

Os editores de livros desempenham muitas das mesmas tarefas que os editores de música para identificar e negociar com os mercados para vender um livro, mas também realizam muitas gravações e papéis do tipo produtor musical - fornecendo informações criativas e ajudando na edição e no desenvolvimento de histórias. Os editores de livros recebem uma porcentagem das vendas de livros e várias taxas de licenciamento daqueles que desejam usar ou reproduzir todo ou parte de um trabalho.

Contratos e direitos autorais

Como o artista assinará contratos com produtores e editores, recomenda-se a consulta jurídica para proteger os direitos de propriedade e renda dos direitos autorais. Direitos autorais e direito contratual é complicado e difere para cada indústria. Produtores, editores e outras entidades do setor podem exigir que o artista renuncie a todos ou parte dos direitos individuais em troca de pagamentos antecipados, de quantia fixa ou de royalties, ou por serviços prestados atuais ou futuros.