
Um assistente de compras mantém contato com fornecedores.
Diante da necessidade de reduzir custos e aumentar a satisfação do consumidor, as empresas dependem de profissionais de compras para gerenciar todas as atividades relacionadas a compras. Um assistente de compras reforça as políticas de aquisição de seu empregador e pesquisa os mercados de fornecedores em busca de produtos e serviços novos e de qualidade. Quando necessário, ela colabora com altos funcionários de compras para agilizar o processo de aquisição. Para conseguir esse emprego, você deve obter um grau de associado ou bacharel em negócios ou finanças. Fortes habilidades matemáticas, de comunicação e analíticas são cruciais.
Monitorando o mercado de fornecedores
Um assistente de aquisições monitora o mercado de fornecedores para encontrar informações cruciais sobre novos produtos, acompanhar as ações dos concorrentes, comparar preços e identificar possíveis fornecedores. Por exemplo, se uma organização precisa adquirir apólices de seguro médico para sua equipe, o assistente de compras estuda a indústria de seguros para identificar vendedores que possam satisfazer as necessidades da empresa. Para ter sucesso em monitorar e avaliar os mercados de fornecedores, você deve estar comprometido em ser um bom pesquisador com foco na redução do custo de compras, mantendo a qualidade.
Garantindo conformidade
A maioria das empresas implantou políticas que regulam os processos e procedimentos de compras. Como assistente de compras, seu trabalho é garantir que todos os funcionários cumpram esses regulamentos. Por exemplo, se uma empresa exige que todas as ordens de compra sejam aprovadas pelo executivo sênior de compras, você deve confirmar que toda a documentação está devidamente assinada pelo seu chefe. Se uma empresa importa bens de outros países, o assistente de aquisições deve estar familiarizado com a Lei de Comércio da 2002 e a Lei de Modernização de Alfândega, que regulam a importação de bens e serviços.
Concessão de lances
Embora algumas empresas negociem contratos de fornecimento com distribuidores específicos, outras têm um processo simplificado para a concessão de contratos a licitantes externos. Por exemplo, quando uma empresa de manufatura deseja comprar matérias-primas, ela pode convidar os fornecedores a apresentar propostas formais de fornecimento. O assistente de compras garante que todos os licitantes tenham uma oportunidade justa de apresentar sua proposta para o concurso em questão. Ela pode, por exemplo, ajudar seu chefe na formação de um comitê de licitações e prêmios para manter a transparência e a responsabilidade e alcançar a equidade durante o processo de premiação.
Gerenciando Relacionamentos de Negócios
As estratégias de uma empresa para manter redes de negócios com fornecedores podem afetar seu desempenho. Como assistente de compras, é seu trabalho estabelecer boas relações de trabalho com seus fornecedores. Isso pode ajudar a evitar uma crise. Por exemplo, se seu estoque está ficando baixo como resultado do aumento da demanda do consumidor, você pode entrar em contato com um fornecedor que, fora de boas relações de trabalho, pode facilitar a entrega de mais mercadorias em um curto espaço de tempo. Os bons assistentes de compras valorizam seus fornecedores e os tratam como parceiros integrais de suas empresas.




