Nutrição Pós-Poliomielite

Autor: | Ultima Atualização:

A proteína é importante para ajudar os músculos danificados pela poliomielite.

Obter uma boa nutrição é importante para todos, ajudando todas as células a obter a energia de que precisam e mantendo os órgãos funcionando como deveriam. Comer uma dieta rica em proteínas e nutritiva é especialmente importante se você é um sobrevivente da pólio com músculos enfraquecidos ou paralisados. Juntamente com o gerenciamento cuidadoso do seu nível de atividade, a dieta correta pode ajudar a conservar sua energia e mantê-lo forte e seu corpo em boas condições.

Síndrome pós-pólio

A poliomielite é uma doença viral que causou grandes epidemias nos EUA nos 1940s. O vírus da pólio ataca as células nervosas que controlam o movimento dos músculos, causando paralisia quando todos os nervos que suprem um músculo estão danificados, ou fraqueza muscular quando apenas algumas das células nervosas que estimulam um músculo estão envolvidas. Embora a vacinação contra a poliomielite já esteja disponível, muitas pessoas que tiveram poliomielite experimentam nova fraqueza muscular mais tarde na vida, uma condição chamada síndrome pós-pólio, ou SPP. Embora estatísticas precisas que indiquem quantos sobreviventes da poliomielite desenvolvem a SPP não existem, o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame calcula que 25 a 40 por cento dos sobreviventes da poliomielite pode experimentar a doença.

PPS e Glicose no Sangue

Seu corpo converte nutrientes em alimentos em glicose, um açúcar que viaja em seu sangue e é uma importante fonte de energia para todas as suas células. Os sobreviventes da pólio precisam de níveis constantes e levemente mais altos do que os níveis normais de glicose no sangue para terem energia suficiente, de acordo com a Dra. Susan Creange, especialista em pós-pólio do Instituto Pós-Pólio. Embora a razão para isso não seja totalmente compreendida, as células nervosas danificadas pela poliomielite necessitam de níveis mais altos de glicose e mais energia para funcionar adequadamente. Comer uma dieta rica em pães integrais e outros alimentos, assim como frutas e legumes frescos, pode ajudar a garantir que os níveis de glicose no sangue aumentem a uma taxa constante e permaneçam altos por várias horas após uma refeição.

Proteína

Seu sistema digestivo decompõe as proteínas dos alimentos em seus blocos de construção, chamados aminoácidos, que todas as células precisam. Tanto as células nervosas quanto as musculares são especialmente dependentes de um suprimento constante de aminoácidos para produzir muitas novas proteínas importantes, como os neurotransmissores que ajudam as células nervosas a se comunicar e as proteínas que ajudam as células musculares a se contraírem. De acordo com o Dr. Richard Bruno, que desenvolveu a Dieta do Poder Protéico no Instituto Pós-Pólio, uma dieta ideal para um sobrevivente da pólio que pesa quilos 150 inclui 70 gramas de proteína por dia. Um café da manhã rico em proteínas é especialmente importante e deve conter cerca de 16 gramas de proteína, como dois ovos e um muffin inglês, que fornecem 16.5 gramas. Almoço, jantar e qualquer lanche entre as refeições também deve conter alimentos ricos em proteínas, como frango ou carnes magras, produtos lácteos e pães enriquecidos com proteínas, para levar o total diário de proteínas a 70 gramas.

Outros nutrientes

Manter um peso saudável é especialmente importante para os sobreviventes da pólio, uma vez que o peso extra pode sobrecarregar facilmente os músculos enfraquecidos e também causar estresse nas articulações e nos ossos. Além de consumir proteína suficiente e alimentos integrais saudáveis, os sobreviventes da poliomielite também se beneficiam de evitar gorduras saturadas que podem adicionar peso ao corpo e são encontradas em carnes gordurosas, laticínios integrais e outros alimentos. Sempre que possível, substitua-os por óleos saudáveis, poliinsaturados, como óleos de oliva e amendoim, e escolha produtos lácteos com ou sem gordura. Verifique os rótulos dos produtos em alimentos processados ​​e evite aqueles feitos com gorduras saturadas ou gorduras trans, outro tipo de gordura insalubre. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre escolhas alimentares e seu impacto nos problemas pós-pólio, converse com um nutricionista ou consulte seu médico.