Exercícios De Fortalecimento Do Assoalho Pélvico

Autor: | Ultima Atualização:

Os exercícios do assoalho pélvico podem ser feitos a qualquer momento.

Como você já se perguntou o que suporta sua bexiga, útero e outros órgãos no abdome inferior? Junto com os músculos do abdômen, o assoalho pélvico trabalha ativamente para manter o que precisa ser mantido internamente, evitando o prolapso do útero, do intestino e da bexiga, além de prevenir a incontinência. À medida que você envelhece, tem filhos ou levanta regularmente objetos pesados, seus músculos do assoalho pélvico ficam enfraquecidos. Exercícios do assoalho pélvico trabalham para fortalecer esses músculos para prevenir sintomas indesejáveis.

Identificação do músculo do assoalho pélvico

Antes de mergulhar em um exercício do assoalho pélvico, você deve primeiro saber quais músculos trabalhar. Anatomicamente falando, esses músculos são encontrados ao longo da porção mais inferior da pélvis e estão conectados do osso da cauda ao osso púbico. Encontre este grupo muscular, interrompendo o fluxo de urina enquanto estiver usando o banheiro. Os músculos que você sente apertar ao contrair o fluxo de urina são os músculos pélvicos. Feche os olhos e concentre-se na sensação e localização desses músculos. Depois de identificar o assoalho pélvico, passe para o exercício.

O exercício

Comumente referido como o Kegel, este exercício do assoalho pélvico trabalha para fortalecer esses músculos, e pode ser realizado sentado, em pé ou deitado. Portanto, você pode realizar este exercício do assoalho pélvico em casa, no carro ou na sua mesa enquanto lê inúmeros e-mails. Comece relaxando seu corpo, especificamente os músculos da parte inferior do corpo. Concentre-se em localizar seus músculos do assoalho pélvico. Uma vez localizado, aperte esses músculos da mesma maneira como você fez ao interromper o fluxo de urina. Mantenha essa contração por cinco segundos. Solte os músculos por cinco segundos e repita cinco vezes. Para ajuda, a Fundação Continence da Austrália sugere apertar esses músculos da mesma forma que você faria para fixar um absorvente interno na vagina. Outra dica, imagine que você está segurando em flatulência. Repita este exercício diariamente e, à medida que estes músculos se tornam mais fortes, aumente o tempo de contração para 10 segundos.

Considerações

Embora os exercícios do assoalho pélvico não sejam os exercícios mais complicados, quase 50 por cento das mulheres os executam incorretamente. Tal como acontece com outros exercícios, se feito incorretamente você pode piorar os problemas. Portanto, se você não tiver certeza se está fazendo Kegel corretamente, visite seu médico e faça com que ele o guie através da contração adequada do exercício do assoalho pélvico. Em alguns casos, seu médico pode inserir uma pequena sonda eletrônica em seu reto ou vagina. Essa sonda oferece biofeedback, que exibe a atividade de contração em um monitor para garantir que você esteja executando o exercício corretamente.

Advertências

Infelizmente, os exercícios do assoalho pélvico podem não resolver todos os problemas. Se você sentir dor na bexiga, sensação de peso na vagina ou se vazar regularmente fezes ou urina, consulte imediatamente o seu médico. Como esses sintomas não estão necessariamente vinculados a músculos fracos do assoalho pélvico, seu médico deve examinar essa região para determinar o que realmente está causando esses sinais e sintomas.