
Cada geração traz características únicas que podem agregar valor à organização.
Com mais cidadãos idosos permanecendo na força de trabalho por mais tempo, não é incomum que algumas empresas tenham até cinco gerações de trabalhadores em suas folhas de pagamento. Isso mudou a forma como os supervisores e os próprios trabalhadores devem pensar e agir durante o trabalho. Também se tornou prudente para os entrevistadores incorporarem questões no processo de entrevista que os ajudarão a avaliar as opiniões dos candidatos em relação ao trabalho em equipes multigeracionais. Os entrevistadores experientes não farão perguntas diretamente relacionadas à sua idade, mas podem e devem fazer perguntas relacionadas ao trabalho que lhes assegurem que você é o melhor apto para o cargo, independentemente de sua etapa na vida.
Tradicionalistas (1925-1945) e Baby Boomers (1946-1964)
Tradicionalistas e Baby Boomers, embora moldados por diferentes eventos da vida, normalmente têm perspectivas muito tradicionais. Ao longo de suas carreiras, suas identidades pessoais estão intimamente ligadas ao que fazem para ganhar a vida. Nesta fase da vida, no entanto, eles vêem o trabalho mais como um meio para realizar objetivos pessoais do que um meio em si mesmo. Durante as entrevistas, você pode ser perguntado como você lida com a mudança, quais novas tecnologias e programas de software você tem dominado, e como você tem aprendido novas habilidades para acompanhar um mundo de trabalho em constante mudança. Você também pode ser questionado sobre como abordaria o trabalho para um chefe muito mais jovem, como se sente trabalhando em equipes formadas por diferentes grupos etários e como você poderia transmitir seu conhecimento e experiência aos membros mais jovens da equipe.
Geração X (1965-1980)
A Geração X é a geração "latchkey" porque muitos deles cresceram em uma época em que ambos os pais começaram a trabalhar fora de casa. Como resultado, muitos trabalhadores nessa faixa etária estão acostumados a ser autossuficientes e engenhosos. Ao mesmo tempo, eles podem sentir que o crescimento de sua própria carreira foi sufocado devido ao grande número de Baby Boomers nas funções de gerenciamento de nível mais alto. Para candidatos a emprego nesta faixa etária, espere ser questionado sobre sua capacidade de ser criativo dentro dos limites das políticas e procedimentos prescritos, e como você resolveu problemas de forma criativa no passado. Você também pode ser perguntado sobre sua atitude em relação ao trabalho em um ambiente onde você pode liderar ou trabalhar com equipes de indivíduos de várias gerações.
Geração Y (1981-1995) e Geração Z (1996 - Presente)
Geração Y e Geração Z são as gerações de tecnologia. Eles cresceram em uma era de feedback instantâneo. Muito provavelmente não se lembra de um mundo onde os telefones celulares, a Internet e a tecnologia de dados móveis não tiveram um grande papel. Os trabalhadores nessa faixa etária são usados para recuperar informações em questão de segundos e podem ficar frustrados por demorar tanto tempo em algumas organizações para obter as informações de que precisam. Da mesma forma, eles geralmente esperam aumentar rapidamente em uma organização e buscarão oportunidades fora da organização se isso não acontecer rápido o suficiente para eles. Durante a entrevista, espere ser perguntado como você pode reagir quando as coisas não progridem tão rapidamente quanto você gostaria, e como você pode procurar soluções que ajudem a acelerar a resolução. Você também pode ser perguntado sobre o que precisa de um empregador para se manter motivado, como pode responder a colegas de trabalho cujas experiências e motivações são muito diferentes das suas e o que você pode fazer para absorver a experiência dos trabalhadores mais velhos e compartilhar seus interesses. conhecimento das mais recentes tecnologias.
outras considerações
Não importa quantos anos você tem, uma coisa que você deve sempre demonstrar durante a entrevista é como você pode agregar valor à empresa. Deixe o gerente de contratação saber como você pode transferir e absorver o conhecimento que tornará você e a organização mais fortes. Destacar suas habilidades para se adaptar à mudança, trabalhar bem em um ambiente de equipe e conviver com colegas de diferentes faixas etárias e origens pessoais.




