Exercícios De Entrevista Motivacional

Autor: | Ultima Atualização:

Incentive os clientes a falar sobre seus problemas livremente ouvindo atentamente.

A entrevista motivacional é uma técnica usada pelos conselheiros para fazer com que seus clientes mudem seus comportamentos. Os vários exercícios são eficazes porque o conselheiro pode observar clientes fazendo mudanças com pouca ou nenhuma persuasão. Os conselheiros entendem o desejo dos clientes de mudar e jogar essa motivação para criar impulso. É quase como rolar uma pedra em uma colina - uma vez que começa, ela continua indo sozinha.

Faça perguntas abertas

Para fazer com que o cliente se abra e não seja guiado em nenhuma direção específica, os entrevistadores motivacionais contam com perguntas abertas. Este exercício permite que você descubra onde está a cabeça do seu cliente, como ela vê seus problemas e quem, se alguém, ela culpa. Essa abordagem é especialmente eficaz nos estágios iniciais do tratamento, quando você coleta informações e conhece seu cliente. Ao continuar o diálogo com uma série de perguntas abertas, você mostra que se importa e está ouvindo, convidando o cliente a continuar se abrindo para você.

Desenvolver objetivos

Embora os clientes precisem mudar, ajuda se eles tiverem metas pelas quais possam se esforçar enquanto estão passando por uma transformação. Desenvolva um exercício que ajude os clientes a descobrir metas positivas que sejam atingíveis. Configure um gráfico ou use um quadro branco para anotar essas metas. Por exemplo, se você está aconselhando alguém que quer perder peso, pergunte a ela o que ela pode fazer quando perder os quilos extras. Se ela se vê na praia em um biquíni novo, coloque isso em um gráfico. Adicione outros exemplos de sua nova vida, como encaixar-se confortavelmente em um assento de avião ou doar seu guarda-roupa de tamanho grande.

Obter feedback

Depois de algumas sessões que você usou para conhecer seu cliente, você pode começar a aplicar exercícios de feedback para obter sugestões de mudança e esclarecer como seu paciente está lidando com as revelações que ela fez para você. Tente fazer perguntas para obter feedback que explique os sentimentos por trás de várias declarações, como: “Você me disse que odiava a maneira como foi demitido por causa do seu peso; como isso faz você se sentir? ”Ou“ Seu peso se enquadra na categoria de obesidade mórbida; o que você acha disso?"

Soluções de brainstorming

Uma vez que você tenha ultrapassado as barreiras que o cliente possa ter colocado e identificado os problemas centrais com os quais está lidando, você pode começar a trabalhar em direção a soluções. A entrevista motivacional exige que você permita que os clientes encontrem as soluções com sua ajuda. Puxe o gráfico novamente e crie uma página chamada "soluções". Anote as idéias que seu cliente criará para mudar. Incentive-a a dividi-la em ações e comportamentos pequenos e factíveis. Por exemplo, em vez de apenas "perder 50 libras", faça com que ela comece com o que comerá no café da manhã, para quem ligará quando sentir vontade de comer compulsivamente e quantas milhas percorrerá a cada semana. Os passos pequenos e simples que ela apresenta acabam por levá-la às mudanças que ela deseja. É seu trabalho apontar isso para ela, não projetar a jornada para ela.