
A aveia antiquada é considerada de baixo IG, enquanto a aveia instantânea é considerada de alto IG.
O índice glicêmico, ou IG, classifica os alimentos ricos em carboidratos em uma escala numérica, com base em quanto eles elevam ou não elevam seus níveis de açúcar no sangue. A dieta gastrointestinal foi criada inicialmente como uma ferramenta para ajudar os diabéticos a controlar os níveis de açúcar no sangue, mas uma vez que as pessoas perceberam que a dieta levou à perda de peso, ela também se transformou em uma dieta para perda de peso. Dietas baseadas em GI recomendam que você se concentre em alimentos e bebidas com baixo IG e limite os alimentos com alto IG.
O que afeta o Ranking
Várias coisas afetam o IG de um alimento. Alimentos com muita gordura e fibras tendem a ter um IG mais baixo do que alimentos altamente processados. A maturação também afeta o IG de um alimento - quanto mais madura a fruta, mais alto o seu GI tende a ser. Como um alimento é cozido e quanto tempo também afetam o IG. Por exemplo, a massa al dente tem um IG menor que a massa macia.
Resposta Fisiológica
Os alimentos com alto índice glicêmico são digeridos rapidamente, por isso a ingestão desses alimentos provoca um aumento rápido e dramático dos níveis de açúcar no sangue. Os picos de açúcar no sangue causados por alimentos com alto índice glicêmico enviam sinais ao pâncreas para liberar muita insulina, o hormônio que transporta glicose para as células. Esses altos níveis de insulina levam a quedas drásticas no nível de açúcar no sangue, o que pode causar fome e levar a excessos. Por outro lado, alimentos com IG baixo são digeridos lentamente. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue são aumentados gradualmente e permanecem estáveis por um longo período de tempo, atrasando a fome e ajudando a evitar excessos.
Classificação do índice glicêmico
Os alimentos são classificados em como eles afetam o açúcar no sangue em comparação com o padrão, glicose, que tem uma pontuação glicêmica de 100. Alimentos com uma pontuação de 55 ou menor são considerados de baixo índice glicêmico. Exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico incluem 100 por cento de pão integral integral, pão de centeio integral, aveia à moda antiga, farelo de aveia, batata-doce, milho, feijão, ervilha, legumes, lentilhas, vegetais sem amido e a maioria das frutas. Alimentos com um índice glicêmico entre 56 e 69 são considerados alimentos GI médios e incluem pão de trigo integral regular, pão de centeio, pão pita, aveia rápida, arroz integral, arroz selvagem e cuscuz.
Alimentos com um índice glicêmico de 70 ou superior são considerados de alto IG. Pão branco, farinha de aveia instantânea, batatas brancas, pretzels, arroz branco, macarrão branco e cereais de arroz se enquadram nessa categoria.
Outros Benefícios
A perda de peso é um dos principais benefícios propostos de uma dieta gastrointestinal, mas as vantagens não param por aí. Outro benefício de seguir uma dieta de baixo IG é que manter os níveis de açúcar no sangue estáveis pode reduzir o risco de desenvolver resistência à insulina, uma condição que pode eventualmente se transformar em diabetes tipo 2. Uma dieta com baixo IG também pode reduzir o risco de outras doenças crônicas, como doenças cardíacas.




