Descrição Do Trabalho Para Um Gerente De Inteligência Competitiva

Autor: | Ultima Atualização:

A inteligência competitiva tira conclusões de dados disponíveis publicamente.

A Internet torna mais fácil do que nunca reunir informações sobre seus concorrentes. Você pode ler seus relatórios anuais on-line e configurar os Alertas do Google para notificá-lo quando eles forem mencionados nas notícias. Você pode usar o Wayback Machine para examinar seus sites, pesquisar o tráfego do site na Quantcast e ler os comentários dos clientes no Yelp. Gestores de inteligência competitiva traduzem essa e outras informações em material que informa os líderes de sua empresa sobre ameaças e desenvolvimentos competitivos no setor.

Pesquisa

Um gerente de inteligência competitiva deve ter conhecimento do setor no qual ela trabalha. Ela pesquisa e aprende o que pode sobre os principais concorrentes do setor, a partir de fontes de informações públicas, incluindo revistas, jornais, comunicados à imprensa da empresa e materiais de marketing. Ela participa de feiras e visitas a exibições de concorrentes para coletar material promocional e fazer perguntas sobre produtos, serviços, preços e planos futuros da concorrência. Ela também pode falar com os clientes para descobrir por que eles preferem trabalhar com a concorrência.

Teorias

Um gerente de inteligência competitiva analisa os dados que ela coleta para descrever as estratégias de negócios dos concorrentes ou os novos produtos e serviços que eles podem estar desenvolvendo. Ela destila as diferentes fontes de sua pesquisa informacional em um resumo que apóia seu ponto de vista e as conclusões a que chegou.

Governo

Um gerente de inteligência competitiva trabalhando no governo promoverá sua cidade ou estado como mais favorável para investimentos do que outros locais. Ela pode conduzir pesquisas, publicar white papers, compilar estatísticas e emitir press releases que ajudem a atrair investidores.

Fluxo de informações

Criar métodos para coletar e disseminar inteligência sobre os concorrentes é uma responsabilidade fundamental de um gerente de inteligência competitiva. Ela cria incentivos e estabelece procedimentos que permitem que os funcionários forneçam, com rapidez e facilidade, informações sobre os concorrentes ao grupo de inteligência competitiva. Ela entrevista contratações recentes de concorrentes para aprender informações adicionais ou testar teorias. Finalmente, os gerentes de inteligência competitiva criam um método para disseminar a inteligência para os líderes apropriados na organização.