É Uma Boa Ideia Consolidar A Dívida?

Autor: | Ultima Atualização:

A consolidação da dívida oferece vantagens e desvantagens potenciais.

Levar um monte de dívidas, especialmente em vários cartões de crédito, pode dificultar a gestão eficaz da dívida. Um método disponível para obter uma alça em sua dívida é a consolidação, onde você combina suas dívidas em uma obrigação que geralmente oferece uma menor taxa de juros. As várias opções de consolidação da dívida oferecem certos benefícios, mas também podem representar problemas potenciais.

Empréstimo contra sua casa

Um método comum de consolidação da dívida é contrair empréstimos contra o patrimônio acumulado em sua casa na forma de empréstimo ou linha de crédito. Você usa os recursos para saldar sua dívida de juros altos. Empréstimos imobiliários e linhas de crédito apresentam taxas de juros baixas e, a partir da 2012, alguns ou todos os juros podem ser dedutíveis. Um perigo deste tipo de empréstimo de consolidação é que, se você padrão nos pagamentos, o credor poderia iniciar o processo de encerramento e levar sua casa.

Transferências de Saldo

A consolidação da dívida também pode assumir a forma de uma transferência de saldo, o que é comum na indústria de cartões de crédito. Um emissor de cartão de crédito pode enviar uma oferta em que você recebe uma baixa taxa de juros em um novo cartão por um período de tempo especificado, se você concordar em transferir os saldos que você carrega nos cartões dos concorrentes. Embora as transferências possam proporcionar alívio da dívida de curto prazo, você precisará ler a oferta cuidadosamente para determinar a mudança na taxa de juros após o término do período inicial. Algumas empresas também podem cobrar taxas de transferência.

Empréstimo pessoal

Algumas empresas de financiamento ao consumidor oferecem empréstimos de consolidação da dívida que lhe permitem pagar várias obrigações de dívida e fazer apenas um pagamento mensal. Enquanto estes empréstimos oferecem conveniência, o fato de que eles são normalmente inseguros, ou seja, você não é obrigado a apoiar o empréstimo com garantia, pode significar que sua taxa de juros ainda será relativamente alta. Quando as taxas adicionais que muitos destes empréstimos incluem são fatoradas, você pode não estar recebendo um grande negócio.

Considerações

Antes de embarcar em qualquer tipo de plano de consolidação da dívida, você deve ter tempo para realizar uma auto-avaliação honesta. Um perigo de muitos tipos de acordos de consolidação da dívida é que eles podem deixá-lo livre para incorrer em mais dívidas. Se você sempre teve dificuldade em controlar seus gastos, o que provavelmente é o motivo pelo qual você viu a necessidade de consolidação da dívida em primeiro lugar, a tentação de usar o crédito pode ser difícil de resistir. Como resultado, você pode acabar ainda mais endividado. Aprender a gerenciar sua dívida existente através de métodos como aconselhamento de crédito ou orçamento pode oferecer uma solução mais eficaz a longo prazo.